O que quer dizer todo movimento é relativo?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Dizer que o movimento de um corpo é relativo implica dizer que sua trajetória é relativa, ou seja, o caminho percorrido pelo corpo em determinado tipo de movimento depende do referencial adotado.

1.1 - O movimento é relativo
Para determinar se um corpo (por exemplo, um carro, uma bola ou você) está ou não em movimento, é necessário especificar a posição dele (ou sua) em relação a outros à sua volta, isto é, estabelecer um referencial.

A velocidade relativa diz respeito à diferença de velocidade entre dois corpos. Por exemplo, se dois carros estão andando com velocidade constante e na mesma direção e sentido, a distância entre eles será sempre a mesma.

– O deslocamento relativo entre partículas (corpos cujas dimensões podem ser desprezadas em relação ao fenômeno estudado) é a distância entre elas. – O deslocamento relativo entre corpos extensos (corpos cujas dimensões não podem ser desprezadas em relação ao fenômeno estudado) é a soma de seus comprimentos.

O movimento e o repouso são conceitos relativos, pois dependem de um referencial adotado. Assim, se um corpo fora da Terra é adotado como referencial, a Terra executa, no mínimo, dois movimentos (rotação e translação), e nós nos movimentamos com ela.

A velocidade relativa de afastamento e aproximação entre corpos que se deslocam no mesmo sentido é calculada através da subtração das velocidades desses corpos. A velocidade relativa de afastamento e aproximação entre corpos que se deslocam em sentidos opostos é calculada através da soma das velocidades desses corpos.

Para um corpo parado, o tempo corre com velocidade máxima. Mas quando o corpo começa a se movimentar e ganha velocidade na dimensão do espaço, a velocidade do tempo diminui para ele, passando mais devagar. Ou seja, quanto mais rápido o corpo se move, mais devagar o tempo passa. Sim, o tempo é relativo.

Pode-se classificar os movimentos em três grandes grupos: voluntário, reflexo e automático.

Resposta verificada por especialistas
Por conta disso, a resposta está na alternativa: d. Relação de um objeto ou ponto de referência específico – sendo que um mesmo indivíduo ou objeto não pode estar ao mesmo tempo em repouso e movimento.

Movimento: definimos movimento quando um corpo muda sua posição em relação a algum referencial durante determinado intervalo de tempo. Todo corpo em movimento pode ser chamado de móvel.

Tipo de movimento cuja distância e direção são medidas com referência a um ponto de partida. Por exemplo, quando o cursor do mouse é movimentado na tela, as coordenadas de sua nova posição são relativas à posição anterior do cursor.

1. Que tem relação, que não é alheio a: nascer e morrer são termos relativos. 2. Não tomado em sentido absoluto.

Einstein – Tudo é relativo. A Teoria da Relatividade de Albert Einstein.

1º O princípio da Relatividade: As Leis Físicas devem ser as mesmas em quaisquer referenciais inerciais. , quando medida a partir de qualquer referencial inercial. Esse valor independe da velocidade do observador ou da fonte emissora de Luz.

Pode ser dividida em quatro tipos: movimento uniforme, movimento uniformemente variado, movimento circular uniforme e movimento circular uniformemente variado. Dinâmica: já esta área estuda as causas que levaram o corpo a se movimentar.

Em física, o movimento consiste numa mudança de posição de um corpo ou de um sistema, em relação ao tempo, quando medido por um dado observador num referencial determinado. Só se pode medir o movimento relativo.

a) Qual a velocidade relativa entre a moto e caminhão? Como o movimento é de mesma direção e sentido, devemos subtrair os módulos das velocidades. Isto equivale a dizer que a moto se afasta do caminhão como se estivesse andando a 20 km/h enquanto o caminhão se mantém parado.

O repouso relativo durante a gravidez consiste em limitar certas atividades físicas da futura mãe. Por exemplo: Evitar carregar peso. Ter cuidado para pegar outros filhos no colo.