O que quer dizer tireoglobulina alta?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Níveis de tireoglobulina elevados após o término do tratamento dos tumores de tireoide, bem como aumento progressivo deste marcador podem indicar persistência / recidiva tumoral e, por isso, deve ser realizada investigação complementar e tratamento adequado quando indicado.

A tireoglobulina é uma molécula produzida pelas células da glândula tireoide, como se fosse um subproduto do hormônio tireoidiano. Na linha de produção dentro da célula do hormônio tireoidiano, existe a produção também da tireoglobulina. Ela serve como participante na produção de hormônio.

MARCADORES TUMORAIS DO CÂNCER DE TIREOIDE
A calcitonina e o antígeno carcinoembrionário (CEA) são os marcadores séricos do carcinoma medular da tireoide e devem ser realizados ao diagnóstico e no seguimento após a tireoidectomia.

Níveis de tireoglobulina elevados após o término do tratamento dos tumores de tireoide, bem como aumento progressivo deste marcador podem indicar persistência / recidiva tumoral e, por isso, deve ser realizada investigação complementar e tratamento adequado quando indicado.

Quais são os resultados possíveis para o exame Anticorpos Anti-Tireoglobulina? Resultados menores que 40,00 UI/mL estão dentro da faixa normal. Valores acima de 40,00 UI/mL são altos e devem ser interpretados junto com a dosagem de hormônios da tireoide, além dos sintomas. É necessário o acompanhamento médico.

Doença de Graves é uma doença auto-imune, que gera uma anomalia no funcionamento da glândula tireóide. Também é a única forma de hipertireoidismo que apresenta como sintoma irritação nos olhos e pálpebras, além das manifestações mais comuns.

O que é tireoidite de Hashimoto? Tireoidite de Hashimoto, também denominada tireoidite crônica, é uma doença autoimune, que leva à destruição progressiva das células da tireoide. A doença recebeu esse nome devido ao cientista Hashimoto, que foi quem a descreveu pela primeira vez.

Doenças autoimunes da tireoide (DATs) estão entre as mais comuns nos países ocidentais1,2 A Tireoidite de Hashimoto e a Doença de Graves são duas formas comuns de DATs. A tireoidite de Hashimoto é normalmente uma síndrome insidiosa que se apresenta como hipotireoidismo.

Nesses casos, a tireoglobulina é indicada no pós-operatório, mas deve-se atentar com as dosagens porque pode haver recidiva da doença. Portanto, vale sempre a pena ficar atento em relação às dosagens de hormônio no pós-operatório de pacientes que realizaram a tireoidectomia.

Por ser uma doença autoimune, o próprio organismo produz anticorpos contra a glândula, o que provoca, inicialmente, sua inflamação e, posteriormente, sua destruição. Isso ocorre porque o corpo identifica o tecido da tireoide como um agente invasor e tenta combatê-lo.

Tumores malignos foram predominantemente sólidos, enquanto os tumores benignos, sólidos ou mistos (p = 0.053). O risco de carcinoma em um paciente com nódulo de tireoide aumentou paralelamente às concentrações do TSH, com significativo aumento em pacientes com TSH acima de 1.64 mU/litro (p < 0.001).

Esse tipo de câncer pode ocorrer em qualquer idade, porém há predomínio entre os 30 e 50 anos. É importante ressaltar que nem todos os nódulos que aparecem na ultrassonografia – exame requisitado para realizar o diagnóstico – vão virar câncer e precisam ser extraídos.

Pacientes com câncer medular de tireoide têm, frequentemente, níveis sanguíneos elevados do antígeno carcinoembrionário (CEA). Exames do CEA, algumas vezes podem ajudar a diagnosticar esse tipo de câncer.

Instruções de Preparo: Jejum: Jejum aconselhável de 4 horas. Instruções de Coleta: Realizar coleta utilizando material e meio de coleta adequados.

A tireoglobulina deve ser dosada no pós-operatório da tireoidectomia inicial, logo antes da dose ablativa com 131-I (em hipotireoidismo). Nesta situação, um valor acima de 10ng/mL indica a presença de doença residual, enquanto uma dosagem de tireoglobulina abaixo desse valor é um bom preditor de cura (28).

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

O hipertireoidismo é a condição que leva a tireóide a produzir hormônios excessivamente. Esta é uma das doenças da tireoide mais graves e pode induzir a problemas no coração e nos ossos. Ele afeta, sobretudo, a mulheres de 20 a 40 anos, mas também pode se instalar em homens e idosos.

4 – No caso de hipertireoidismo, que geralmente causa emagrecimento, o coração dispara, o intestino solta, a pessoa fica agitada, fala demais, gesticula muito, dorme pouco, sente-se com muita energia, embora também esteja cansada.

Tireoidite de Hashimoto: Existe cura? Não, já que é uma doença geralmente progressiva, existe apenas o controle da disfunção tireoidiana, com a reposição de hormônios, geralmente para o resto da vida.

Causada por um desequilíbrio no sistema imune e na produção de anticorpos, a Lúpus é uma doença autoimune e inflamatória.