O que quer dizer tema contemporâneo?

Perguntado por: rbrito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Os temas contemporâneos transversais são tópicos que estão presentes em diversas áreas do conhecimento e que são relevantes para a compreensão do mundo atual.

Os temas transversais atuam como eixo unificador, em torno do qual organizam-se as disciplinas, devendo ser trabalhados de modo coordenado e não como um assunto descontextualizado nas aulas. O que importa é que os alunos possam construir significados e conferir sentido àquilo que aprendem.

Os temas contemporâneos transversais e Educação Física
Entretanto, com a implementação da BNCC e dos novos currículos, temas como ciência e tecnologia, meio ambiente e economia são incorporados como parte das competências gerais a serem desenvolvidas pelos alunos ao longo dos ciclos de escolarização (Santa Cruz, 2021).

O que é Contemporâneo:
Contemporâneo faz referência também à época presente, o tempo atual e ao indivíduo do nosso tempo. Por exemplo: A música contemporânea é a música do nosso tempo. A arte contemporânea é a arte de nossa época.

Significado de Contemporâneo
Etimologia (origem da palavra contemporâneo). A palavra contemporâneo deriva do latim "contemporaneus, a, um", que significa algo que é do mesmo tempo.

Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019a. BRASIL. Ministério da Educação.

Cidadania e civismo: Vida familiar e social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente e Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso.

Saiba o que são os temas transversais
Por meio dessa proposta, as instituições de ensino devem abordar durante as aulas valores referentes à cidadania, como: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho, Consumo, Pluralidade e Cultura.

Os temas transversais, nesse sentido, correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana. Com base nessa idéia, o MEC definiu alguns temas que abordam valores referentes à cidadania: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural.

Se na década de 90 os Temas Contemporâneos Transversais eram recomendações para a Educação Básica e assuntos que deveriam atravessar as mais diversas disciplinas, hoje são referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação dos currículos e propostas pedagógicas.

Nesse sentido, os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) têm a condição de explicitar a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como de fazer sua conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades, contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos ...

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento norteador para essa gestão no Brasil, um guia com o objetivo de balizar a educação básica e estabelecer patamares de aprendizagem e conhecimentos essenciais que precisam ser garantidos a todos os brasileiros.

Os temas transversais propostos no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais são: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo.

A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).

1 novos, correntes, atuais, vigentes, recentes, modernos, hodiernos, nupérrimos, verdes, frescos, últimos, palpitantes.

2 coexistente, coetâneo, coevo, contemporão, equevo. Exemplo: Você vai adorar este escritor.

Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.

Percebe-se que o homem contemporâneo busca romper com os paradigmas dominantes que circundam o conhecimento, dessa maneira questiona a verdade de modo a atender as necessidades particulares e as universais.

Voltado às tendências da atualidade, o contemporâneo contrasta com o clássico, dando um toque de modernidade. Os móveis desse estilo prezam mais pela funcionalidade, deixando de lado os excessos de adornos.