O que quer dizer suspeita de malignidade?

Perguntado por: nnascimento . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Uma amostra é considerada suspeita de malignidade quando algumas características de malignidade estão presentes, mas os achados não são suficientes para um diagnóstico conclusivo. O risco de malignidade para esta categoria é de 60-75%.

BI-RADS 4A: Lesão com baixa suspeita de malignidade, entre 2 a 10% de risco de se tornarem câncer. BI-RADS 4B: Lesão com moderada suspeita de malignidade, entre 11 a 50% de risco de câncer. BI-RADS 4C: Lesão com alta suspeita de malignidade, entre 51 a 95% de risco de câncer.

Os resultados de todos os exames Papanicolau realizados tiveram como conclusão ausência de malignidade, ou seja, todos os achados dos materiais examinados da amostra estavam dentro dos limites de normalidade.

Negativo para lesão intraepitelial ou malignidade
Essa categoria significa que não foram encontradas sinais de câncer, pré-câncer ou outras anormalidades significativas.

Gx = grau não pode ser avaliado (grau indeterminado) G1 = bem diferenciado, semelhante ao tecido original (baixo grau) G2 = tecido maligno moderadamente diferenciado (grau intermediário) G3 = tecido maligno pouco diferenciado (alto grau)

Este exame é a principal forma de detectar lesões que podem vir a desenvolver a doença. “O papanicolau é um procedimento simples que analisa amostras de células recolhidas do colo do útero, por meio de raspagem com uma espátula e escovinha. O material é analisado em laboratório e pode detectar lesões pré-cancerosas.

De maneira geral, o tumor benigno é o menos nocivo. É comum a recorrência desse tipo de tumor em lesões de pele, fibromas de mama, órgãos ginecológicos e pólipos intestinais. Se as células do tumor benigno sofrerem mutações que as tornem malignas vão dar origem a um câncer.

Como entender o resultado do exame de biópsia da mama? O resultado do exame deve ser interpretado pelo médico que solicitou e pode indicar ausência de células cancerígenas (nódulo benigno) ou presença de células cancerígenas ou tumorais (nódulo maligno).

Várias neoplasias são passíveis de cura, principalmente quando diagnosticadas precocemente. O primeiro passo é identificar a região, o tipo e o estágio em que o tumor se encontra. No caso das neoplasias benignas, muitos quadros são resolvidos pela remoção do tumor, não sendo necessários outros tratamentos.

A neoplasia é uma massa de tecido anormal que surge em diferentes partes do corpo, com características específicas em cada local e apresenta ritmos de crescimento e riscos diferentes.

Isso significa que o médico não encontrou nenhuma alteração. Lembrando que negativo, em termos de exame, significa que está tudo bem. Essa categoria indica que nada de mau foi encontrado. O risco de malignidade é zero e é indicado apenas o rastreamento mamográfico periódico, de rotina.

O que significa ausencia de sinais de malignidade no material? Bom resultado. Seu médico precisará ver esse resultado, pois apesar de não ser câncer, ele precisa ver o diagnóstico e tratar você!!!

Se no seu exame de urina rotina, está descrito cristais amorfos: ausente, significa que esta característica do seu exame está normal. No entanto, não é possível concluir nada apenas com o resultado de um exame, sem o médico conhecer a história e exame físico do paciente.

Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3). Papanicolau classe IV – Citologia sugestiva de malignidade.

O Papanicolaou não detecta o vírus HPV mas detecta as lesões provocadas no colo uterino pelo HPV. Se tiver uma infecção pelo HPV, os seus parceiros sexuais precisam procurar atendimento médico. Eles também podem ter o vírus e lesões pelo HPV.

As causas mais comuns de morte por câncer são os cânceres de:

  • pulmão (1,76 milhão de mortes)
  • colorretal (862 mil mortes)
  • estômago (783 mil mortes)
  • fígado (782 mil mortes)
  • mama (627 mil mortes)

Exames para detectar câncer incluem mamografia, tomografia e radiografia. Saiba mais! A realização de exame para detectar câncer é fundamental para que a patologia seja identificada precocemente, contribuindo imensamente nas chances de cura e melhores prognósticos.