O que quer dizer sob pena de preclusão?

Perguntado por: nmorais . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

O que é preclusão? Como já mencionado, a preclusão é a perda do direito de manifestação no processo, seja do autor, do réu ou de terceiros, por ausência de realização do ato processual no momento oportuno. Disso decorre, portanto, uma perda da capacidade de prática de atos processuais.

A preclusão temporal é nada mais do que a perda do direito de manifestar ou praticar um ato ante o decurso do prazo. Por exemplo, o prazo para apresentar a contestação, em regra, é de 15 dias contados da data da audiência de conciliação realizada.

Quais são os tipos de preclusão

  • Consumativa. A preclusão consumativa ocorre quando o momento adequado para determinado ato fora ultrapassado e não pode ser realizado em tempo posterior. ...
  • Temporal. A preclusão temporal é a mais comum e mais fácil de ser configurada. ...
  • Lógica. ...
  • Pro Judicato. ...
  • Ordinária. ...
  • Administrativa. ...
  • Máxima.

Sendo assim, o efeito da preclusão é proibir que a parte que tenha perdido o prazo previsto em lei ou definido em juízo para realizar algum ato busque fazê-lo em momento posterior. Isso significa que o efeito desse fenômeno é a perda do direito de uma das partes de discutir ou realizar algum ato.

Como já explicados neste artigo, a única possibilidade de reverter a preclusão é quando ela acontece de forma temporal, ou seja, por perda de prazo.

A preclusão consiste no ato de perder a chance de praticar um ato processual durante um processo judicial referente a um direito alegadamente violado. Em outras palavras, é possível dizer que se trata da perda da oportunidade de usufruir o direito disponível da prática de um ato processual.

A preclusão se verifica dentro da relação processual exclusivamente. É a perda de uma faculdade processual, enquanto a prescrição é de direito substancial. CAIO MÁRIO define preclusão como a perda, extinção, consumação de uma faculdade processual.

Quando um prazo processual é perdido, uma das partes do processo deixa de ter o direito de se manifestar naquele momento. Esse incidente processual é chamado de preclusão temporal.

A doutrina majoritária aponta que o ingresso de qualquer recurso impede a geração da preclusão temporal, com o consequente trânsito em julgado, que somente se verificará após o devido julgamento do recurso.

Segundo a doutrina, podemos classificar o instituto da preclusão da seguinte forma, a saber: preclusão temporal; preclusão lógica; preclusão consumativa; e preclusão pro iudicato.

1 - O que é preclusão
Art. 223 - Decorrido o prazo, extingue-se o direito de praticar ou de emendar o ato processual, independentemente de declaração judicial, ficando assegurado, porém, à parte provar que não o realizou por justa causa.

Para as partes, a preclusão pode se dar quando o ato não for praticado dentro do prazo estipulado (preclusão temporal); quando houver incompatibilidade com um ato anteriormente praticado (preclusão lógica); ou quando o direito à prática daquele ato já houver sido exercido anteriormente (preclusão consumativa).

Ofereça detalhes técnicos – Dê os detalhes sobre o que aconteceu e não minimize as falhas. Mas também não seja dramático. Prenda-se aos fatos. Lamente sinceramente – Seja sincero e explique como você lamenta o ocorrido e o quanto está disposto a eliminar o desconforto causado.

Quando o juiz não fixa o prazo, qual é o prazo ideal? Conforme o artigo 218, § 3º do CPC, quando não há previsão legal ou o juiz não tenha definido alguma data limite, o prazo para praticar algum ato processual será de 5 dias úteis. Os prazos processuais precisam ser considerados sempre!

São três as espécies de preclusão: temporal, consumativa e lógica: A preclusão temporal é aquela que decorre do simples descumprimento do prazo para a prática de determinado ato processual; a preclusão consumativa ocorre quando o ato que se deveria praticar o é, no prazo legal, não podendo ser, portanto, repetido; a ...

DA REVELIA
Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor. Art. 345. A revelia não produz o efeito mencionado no art.

Quando já proferida a sentença de mérito, não se deve permitir mais ao autor desistir da ação, ainda que haja concordância do réu. O autor poderá desistir do recurso já interposto, mas a ação não poderá mais ser objeto de desistência, porquanto já apreciado o mérito.

De acordo com o artigo 485 do CPC/2015, a parte pode desistir até a prolação da sentença e se apresentada contestação, a desistência só ocorrerá com o consentimento do réu.

O que é a execução trabalhista? A execução trabalhista é a fase do processo em que se impõe o cumprimento do que foi determinado pela Justiça, o que inclui a cobrança forçada feita a devedores para garantir o pagamento de direitos.