O que quer dizer situação em exigência?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

A exigência é uma notificação do INSS informando que não foi possível concluir a análise do requerimento (processo administrativo) por falta de algum documento ou informação.

Após dar entrada no pedido de aposentadoria, o INSS vai analisar a documentação anexada ao processo, pois é necessário verificar se o solicitante cumpre todas as exigências. Durante esse período é muito importante ficar atento, pois podem ocorrer notificações que indiquem a necessidade de regularização de pendências.

Depois de cumprir as exigências o que acontece? Após cumprir as exigências do INSS, o processo irá seguir. Isto significa que o Instituto continuará com a análise dos documentos e informações para deferir ou não o pedido do benefício solicitado.

Quais documentos levar ou apresentar para cumprimento de exigência INSS?

  • 1 – Carteira Profissional de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ...
  • 2 – Extrato FGTS. ...
  • 3 – Atestados médicos. ...
  • 4 – Tempo Especial. ...
  • Site ou aplicativo Meu INSS. ...
  • Telefone.

3 formas de consultar o benefício do INSS pelo CPF
Existem três formas simples e fáceis para consultar o benefício do INSS por meio do CPF: Fazendo login no site do Meu INSS; Acessando o aplicativo Meu INSS; Entrando em contato pelo telefone de atendimento do INSS 135.

Você deve ir até o Meu INSS para saber o resultado da sua aposentadoria.

Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Este serviço é gratuito para o cidadão. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Caso queira, você também pode ligar para o número do INSS e solicitar o serviço de “Cumprimento de Exigência”. Através do número 135 é possível realizar o agendamento, para que entregue os documentos pendentes pessoalmente.

Caso o pedido seja aprovado, o INSS encaminha a carta concessão para o beneficiário, em seu endereço cadastrado no sistema. Geralmente, o documento chega em cerca de 30 dias, conforme o serviço de entrega dos Correios. A carta também pode ser obtida online, no portal Meu INSS.

Carta de exigência é um ofício em que o servidor explicará e solicitará os documentos necessários ou providências (atitudes) que devem ser tomadas para concessão do benefício. Saiba, ainda, que o prazo mínimo para resposta é de trinta dias, podendo ser solicitado a dilatação para mais 30 dias.

3 – CONCLUIDO
Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS. INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO): Resposta que ninguém deseja.

Portanto, o status Pendente significa que o pulso está na fila de envio, mas ainda não foi enviado. Quando este status mudar para Enviado, aí sim o envio do pulso foi concluído.

Após ter o benefício concedido, o primeiro pagamento do benefício será realizado em um período que pode variar de 30 a 90 dias. E no primeiro pagamento o novo segurado deverá comparecer à agência bancária, que está determinada na carta de concessão, para receber o valor do benefício.

Ou seja, para verificar o andamento de sua solicitação de benefício, o segurado pode ligar para o INSS através da Central de Atendimento 135.

Em muitos casos, ao fazer a consulta ao resultado o trabalhador verá a mensagem “Nenhum benefício encontrado para consulta”. Quando essa resposta aparece para um segurado que fez perícia, é grande a chance de que exista alguma pendência no cadastro.

O comunicado contém, além do Nome e do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT), Data de Nascimento, Sexo, informação sobre a quantidade de contribuições ao INSS, estimativa da renda mensal do benefício, com base nos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), e um código de segurança.