O que quer dizer ser apostólico?

Perguntado por: rpereira . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Dependente da Santa Sé ou que dela emana.

1. [ Religião ] Cada um dos doze discípulos de Jesus. 2. [ Religião ] O que foi o primeiro a pregar o Cristianismo num país.

É no início da caminhada cristã que as bases da nossa fé são implantadas em nossos corações, por isso, a falta de conhecimento dos princípios básicos da nossa caminhada causa prejuízo não somente no que diz respeito a conhecimento, mas principalmente nas vivências cotidianas e práticas de fé.

Que diz respeito aos apóstolos. 4. Dependente da Santa Sé ou que dela emana.

A diferença mais marcante entre as duas igrejas diz respeito à liderança. Na Igreja Católica Apostólica Romana, a liderança é do Bispo de Roma, ou seja, o Papa, que é autoridade máxima. Para os ortodoxos, todos os bispos são iguais, eles não acreditam na supremacia de um dos bispos.

Ao adjetivo “católica” pospõem-se os termos “apostólica” e “romana” (Igreja católica apostólica romana). A Igreja é apostólica em virtude de estar baseada na doutrina ensinada pelos doze apóstolos escolhidos por Jesus. Os bispos atuais são sucessores dos apóstolos.

Ergue o braço direito em ângulo reto; Pronuncia o nome completo da pessoa e diz: “(…) Tendo sido comissionado por Jesus Cristo, eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Algumas das principais diferenças entre a igreja Pentecostal e Batista é que a Pentecostal acredita que o dom de línguas é para qualquer pessoa que tem o Espírito Santo, enquanto os Batistas acreditam que o Espírito Santo capacita cada discípulo com pelo menos um dom que deve ser usado para a edificação da Igreja.

João Paulo Santos explicou sobre a diferença entre os dois: “Discípulo significa 'aquele que aprende'; e Apóstolo 'aquele que é enviado'”. De acordo com o sacerdote, os Apóstolos necessariamente são discípulos.

Resumindo-se, equivocamente, na satisfação pessoal de mostrar aos amigos e demais que o rodeiam que também progrediu na vida, ignorando que o apostolado é chamado! O fato é que uns são chamados para pastorear o rebanho de igreja local! E Pastor que não apascenta suas ovelhas não é pastor de verdade!

Assim como antigamente, os apóstolos da atualidade são chamados por Deus. Eles possuem uma autoridade especial do sacerdócio para agir em nome de Deus e, viajam pelo mundo ensinando às pessoas sobre Jesus. Quem foram os antigos apóstolos e o que sabemos sobre eles?

Os Apóstolos ensinavam dois princípios básicos: fé no Senhor Jesus Cristo e arrependimento.

Os princípios apresentados são: doutrina bíblica, comunhão, partir do pão e oração. Igrejas estagnadas ou em declínio geralmente deixaram de ter estes princípios como centrais em suas práticas. Este artigo demonstra que a prática destes princípios permeia toda historia bíblica e tem sido a marca das reuniões cristãs.

O Apóstolo Paulo ensinou que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” ( Hebreus 11:1 ). Alma fez uma afirmação semelhante: “Se tendes fé, tendes esperança nas coisas que se não vêem e que são verdadeiras” ( Alma 32:21 ). A fé é um princípio de ação e poder.

A primeira ação oficial empreendida pelos apóstolos foi o preenchimento da vaga no conselho dos Doze, ocasionada pela apostasia e suicídio de Judas Iscariotes.

Sacramentos
O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia).