O que quer dizer saco gestacional tópico?

Perguntado por: aalves6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

O saco gestacional é uma membrana que mede de 2 a 3 mm de diâmetro. Sua principal função é proteger e ajudar no desenvolvimento do bebê durante os primeiros três meses da gravidez. Ele também é a primeira estrutura visível no ultrassom, o que ajuda na hora de confirmar que a mulher está grávida.

O saco gestacional saudável apresenta contornos regulares e simétricos e boa implantação. Quando apresenta irregularidades ou implantação baixa, as chances da gravidez não evoluir são grandes.

O que é a gravidez anembrionada? A gravidez anembrionária ou gravidez anembrionada trata-se de uma condição que ocorre quando um óvulo fertilizado se implanta no útero da mulher, mas não se desenvolve como embrião, gerando um saco gestacional vazio.

"Na sexta semana, já é possível realizar um ultrassom por via transvaginal que é quando conseguimos ver o saco gestacional e avaliar as estruturas que indicam se a gestação está evoluindo bem", diz Ellen Freire, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde.

Mesmo nessa fase há o risco de não conseguir ver o bebê, apenas um saco gestacional com 5 semanas ou nem isso devido ao risco de ovulação tardia, comum em mulheres com ciclos maiores ou mesmo com problemas como SOP. Por isso nada de pânico caso faça o primeiro ultrassom e não consiga ver nenhuma evidência de gravidez.

Assim, o ginecologista poderá analisar a bolsa amniótica e verificar que não há embrião, batimentos cardíacos e movimento fetal. Dessa forma, é necessária a realização desse exame para ter certeza de que o saco gestacional está vazio.

Ou seja, o médico pode optar por esperar o corpo expelir o saco gestacional de forma natural, ou pode indicar a realização de uma curetagem (remoção do tecido uterino). Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de medicamentos para acelerar a expulsão do saco gestacional.

Se o médico não visualizar o saco gestacional no útero durante o exame ou o hormônio não aumentar de uma maneira adequada, esses podem ser sinais da gestação ectópica.

Em geral, a visualização é possível quando o exame é feito entre a 6ª e 7ª semanas de gestação, período em que a mãe poderá ver o saco gestacional, vesícula, embrião e seus batimentos cardíacos. Em alguns casos, a mãe consegue ver todos os itens citados acima, menos os batimentos cardíacos do bebê.

No início desta fase o embrião tem a forma de um “disco” e mede cerca de 0,4 mm; no final da mesma ele tem a forma de uma “sola de sapato” (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda) e mede em torno de 2,5 mm.

O diagnóstico de gravidez anembrionada é feito por meio da ultrassonografia transvaginal, realizada, geralmente, a partir da 7ª semana de gestação. No entanto, a confirmação é dada apenas quando o saco gestacional mede mais do que 20 mm e não foi encontrado nenhum sinal do embrião.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Não conseguir observar o bebê nas primeiras semanas é normal, pois o embrião somente será observado no final da 5ª semana / início da 6ª semana de gestação.

Ultrassom com 5 semanas
É comum que não se veja o bebê e somente o saco gestacional, assim como a vesícula vitelina com 5 semanas de gravidez. Se isso acontecer, não se preocupe, é perfeitamente normal!

O motivo é simples: não houve tempo hábil para o bebê crescer o suficiente para aparecer no ultrassom.