O que quer dizer reversível é irreversível em uma reação em equilíbrio?

Perguntado por: rdias2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Algumas reações químicas ocorrem completamente, devido ao consumo total de pelo menos um dos reagentes participantes da reação. Esse tipo de reação é irreversível. Quando isso não ocorre e, portanto, a reação não se completa totalmente, temos uma reação reversível.

Fenômeno de equilíbrio que acontece em reações reversíveis
O equilíbrio químico ocorre quando em uma reação reversível (ocorre paralelamente nos dois sentidos), a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa.

Uma reação irreversível é aquela que não pode ser feita no sentido inverso. Por exemplo, a combustão: na queima de uma folha de papel ou de gasolina, a substância original deixa de existir e é impossível recuperar o papel ou o combustível do produto da reação, CO2 e cinzas.

- PROCESSO IRREVERSÍVEL é aquele em que um sistema, uma vez atingido o estado final de equilíbrio, não retorna ao estado inicial ou a quaisquer estados intermediários sem a ação de agentes externos.

Alguns exemplos de transformações reversíveis são: esquentar a água, congelar e etc. O nosso segundo tipo de transformação são as transformações irreversíveis; que, diferente das reversíveis, as irreversíveis, elas não podem ser desfeitas.

Nas transformações reversíveis o material pode voltar a ser como era antes de ser transformado, o caso da água; já nas transformações reversíveis não há possibilidade do material retomar ao que era antes, o ocorre quando colocamos fogo em folha de papel ou mesmo cozinhamos um ovo.

Uma reação está em equilíbrio quando a velocidade da reação direta é a mesma da reação inversa, ou seja, os reagentes se transformam em produtos com a mesma velocidade com que os produtos se transformam em reagentes.

O equilíbrio estático é um estado estacionário, quando o objeto está em repouso sobre uma superfície em posição de equilíbrio. Portanto, a velocidade do objeto é nula. Exemplo: uma maçã em cima da mesa. As forças verticais que atuam sobre a maçã em uma superfície plana ao serem somadas resultam em zero.

3- Condições para ocorrência de um equilíbrio químico
Conforme exposto, um equilíbrio químico só ocorrerá: Se a reação for reversível; Quando a velocidade da reação direta for igual à da reação inversa; Se a reação ocorrer em ambiente fechado (no caso de gases).

Os equilíbrios químicos homogêneos são os que todos os participantes estão em um único estado físico, já os heterogêneos são os que possuem participantes sólidos.

Princípio de Le Chatelier: quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar no sentido de diminuir os efeitos dessa força. Alterações da acidez e basicidade agem como forças externas em equilíbrios químicos. O sistema precisa então se deslocar para amenizar os efeitos dessa força.

Um exemplo de equilíbrio químico aplicado ao cotidiano é o de uma garrafa de refrigerante. Em uma garrafa de refrigerante há a decomposição/formação do ácido carbônico (H2CO3), que se decompõe em água e dióxido de carbono.

Na Química Inorgânica, conhecem-se quatro tipos de reações químicas: reações de adição (ou síntese), reações de decomposição (ou análise), reações de simples troca (ou deslocamento) e reações dupla troca (ou permutação).

O estado irreversível significa que ainda há vida, mas o paciente se encontra em estado terminal, ou seja, no qual nenhum tratamento é capaz de melhorar o estado de saúde, explica a oncologista Rachel Riechelmann, head de Oncologia do Hospital A.C. Camargo.

Também é irreversível qualquer processo que converta energia mecânica em energia interna. Por exemplo, quando dois objetos em contato mútuo se movem um em relação ao outro, o atrito faz com que a energia mecânica se transforme em energia interna.

Uma maneira de definir um processo reversível é considerar que é um processo em que há um estado de quase equilíbrio entre sistema e vizinhança ao longo de todo o caminho que leva do estado inicial ao estado final, ou seja, em qualquer momento, o afastamento do estado de equilíbrio é apenas infinitesimal.

Sobre esta aula: Nesta aula trabalharemos com um experimento simples e de fácil compreensão para seus alunos, para que os alunos concluam que o derretimento do chocolate se trata de uma transformação reversível.

Por quê?”. Ao final, explique que o cozimento do ovo é uma transformação química irreversível, pois o calor alterou permanentemente algumas substâncias que compõem a sua estrutura.

São exemplos de alimentos irreversíveis:

  • Ovo.
  • Pipoca.
  • Açúcar.
  • Carne.
  • Fruta.

Geralmente as transformações que alteram a composição da matéria, alteram sua estrutura e onde o produto é diferente do reagente são exemplos de um fenômeno químico. Este tipo de fenômeno é irreversível.