O que quer dizer resposta cronotrópica fisiológica?

Perguntado por: epaiva2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Cronotropismo é um efeito que algumas substâncias tem sobre o ritmo cardíaco, fazendo com que ele acelere. Déficit cronotrópico é a incapacidade de atingir a Frequência Cardíaca máxima, ou seja a inabilidade do coração em aumentar sua frequência, proporcionalmente ao aumento da atividade física ou da demanda.

A insuficiência cronotrópica (ICr) é caracterizada como a incapacidade de aumentar a freqüência cardíaca (FC) durante o teste ergométrico (TE) e está claramente relacionada com o pior prognóstico dos pacientes com coronariopatia8.

O efeito cronotrópico positivo, vulgo taquicardia, é quando coração bate rapidão, ligeiro como a morena ignorando suas mensagens no wpp e é mediado pela noradrenalina, atuando nos receptores beta 1 adrenérgicos (lembra??

A incompetência cronotrópica (IC) é caracterizada como a incapacidade de atingir no esforço 80% da frequência cardíaca de reserva esperada para a idade e é um fator preditor de mortalidade e eventos cardíacos adversos, mesmo em populações saudáveis3-8.

A frequência cardíaca tende a aumentar conforme o incremento no exercício, o teste ergométrico é considerado satisfatório quando o paciente atinge mais que 85% da frequência cardíaca predita.

Por isso, é relativamente frequente, no teste ergométrico, a presença de alterações da repolarização ventricular que têm possibilidade de se intensificar durante o exercício físico, tornando o exame sugestivo de isquemia, mesmo na ausência de obstrução significativa das artérias coronárias, além de arritmias complexas ...

Analisando a pressão arterial é normal que a pressão sistólica (PAS) suba conforme o esforço do paciente e a pressão diastólica (PAD) permaneça estável ou caia. Temos a uma resposta hiper-reativa quando os valores de PAS >220 mmHg e/ou elevação de 15 mmHg ou mais de PAD.

Entendendo o resultado
Em resumo, a isquemia miocárdica no teste ergométrico significa que seu coração está com dificuldades para receber oxigênio e nutrientes durante o esforço físico. Isso pode ser um sinal de que suas artérias coronárias estão obstruídas e é necessário procurar tratamento médico.

1) Teste ergométrico positivo por desenvolver isquemia: nesse caso, pode existir obstrução das coronárias, o que pode confirmar-se por meio de um cateterismo cardíaco ou tomografia cardiovascular.

É um teste que analisa como está a capacidade funcional cardiorrespiratória, podendo detectar arritmias e anormalidades da pressão arterial e de isquemia miocárdica. Também avalia o surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e ainda permite a avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida.

A arritmia sinusal respiratória é uma alteração na frequência cardíaca, diretamente relacionado com o ciclo respiratório. Os batimentos aumentam na inspiração e diminuem na expiração por mecanismos fisiológicos do coração em conjunto com a respiração.

Taquicardia sinusal
É quando o estímulo do ritmo cardíaco tem origem no local correto, o nódulo sinusal. A taquicardia sinusal geralmente é uma resposta compensatória, secundária a outro problema clínico: anemia, disfunções valvares e hipertireoidismo são as causas mais comuns.

São situações que podem causar testes falso-positivos: Miocardiopatias, hipertensão arterial, cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva, estenose aórtica, hiperventilação, síndrome X, alterações eletrolíticas e uso de antidepressivos tricíclicos.

O teste deverá ser interrompido caso o paciente apresente cansaço excessivo ou exaustão, além de sinais que indiquem anormalidades cardiovasculares, sintomas compatíveis com isquemia ou alterações do ritmo cardíaco significativas.