O que quer dizer reinervação crônica?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Fui um exame de eletromiografia e a conclusão foi reinervação cronica o que significa? Bom dia, Você não especificou o diagnóstico mas o resultado revela que uma nova conexão de neurônio e músculo está acontecendo.

É a perda da distribuição casual das fibras dos dois tipos (normalmente 'em tabuleiro de xadrêz'), resultando em aparecimento de grupos maiores de fibras do mesmo tipo. Grandes áreas, até fascículos inteiros, podem ficar constituídas de fibras do mesmo tipo.

A reinervação muscular inicia 2 semanas após a axoniotmese (GORIO et al., 1983). Os axônios se destacam do tronco nervoso, penetram no músculo, crescem entre as fibras e reinervam a junção neuromuscular (JNM), liberando neurotransmissores.

Os resultados da EMG podem revelar a presença de disfunção nervosa, disfunção muscular ou problemas com transmissão de sinal nervoso-músculo. Neste artigo, Dr Diego de Castro, Neurologista e Neurofisiologista pela USP, explica sobre a realização deste exame, como se preparar para o procedimento e suas indicações.

A eletroneuromiografia é um exame complementar que consiste em um conjunto de testes diagnósticos para avaliar a função do sistema nervoso periférico: nervos, músculos e junção neuromuscular. O exame divide-se basicamente em duas partes: o estudo da condução nervosa e a eletromiografia de agulha.

A resposta do músculo à desnervação compreende degeneração das fibras musculares, alteração no balanço entre síntese e degradação protéica, resultando em atrofia, diminuição da área de secção transversa da fibra muscular (EBERSTEIN e EBERSTEIN, 1996), proliferação do tecido conjuntivo intramuscular (SALONEN et al., ...

A desnervação, portanto, pode significar que um músculo perde a inervação devido a lesão ou outro distúrbio. Se uma via nervosa for cortada ou sua transmissão de impulsos for interrompida por um fármaco, dá-se a desnervação. Uma das consequências da desnervação de um músculo é a atrofia.

Sabe-se que a desnervação ocasiona a perda de massa muscular, a diminuição da secção transversal das fibras e a incapacidade de gerar força, acompanhada do aumento de tecido conjuntivo em nível de perimísio e endomísio.

O que é a denervação da faceta articular? A denervação da faceta articular consiste em um procedimento minimamente invasivo com o objetivo de diminuir a dor na coluna vertebral em qualquer um de seus segmentos (cervical, torácico e lombar). É realizada de forma percutânea, isto é, sem cortes.

Ressecção de nervos de uma estrutura ou de um órgão.

Quais os sintomas de Atrofia Muscular?

  • Perda do controle e forças musculares;
  • Incapacidade/dificuldade de movimentos e locomoção;
  • Incapacidade/dificuldade de engolir;
  • Incapacidade/dificuldade de segurar a cabeça.
  • Incapacidade/dificuldade de respirar;

Atrofia Muscular Neurogênica
Neste caso, que é mais grave, ocorre uma lesão no nervo que se liga ao músculo. Como os músculos se ligam ao cérebro através dos nervos, quando ocorre uma interferência nesse sistema os músculos podem ser prejudicados.

O exame é feito por um médico neurofisiologista clínico, que avalia a condução nervosa e a atividade muscular por meio de estímulos elétricos. Os eletrodos são colocados na pele do paciente e registram a atividade elétrica em diversos músculos e nervos.

A incapacidade do músculo esquelético gerar elevados níveis de força muscular ou manter esses níveis no tempo designa-se por fadiga neuromuscular (Enoka e Stuart, 1992; Green, 1997 e Green S, 1995).

Além disso, ela confirma o diagnóstico de doenças dos nervos e músculos como:

  • Esclerose Lateral Amiotrófica.
  • Neuropatia diabética.
  • Síndrome do túnel do carpo.
  • Síndrome de Guillain-Barré
  • Miastenia gravis.
  • Compressão de raízes nervosas.
  • Entre outras.

O exame de eletroneuromiografia (EMG ou ENMG) não traz riscos à saúde.