O que quer dizer Rainha do Sul na Bíblia?

Perguntado por: lfelix . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Nos evangelhos, Jesus resgata sua figura como a Rainha do Sul, colocando-a na posição de juíza sobre as gerações, que condenará os que não creram Nele, Aquele que é maior que Salomão (Mt 12.42, Lc 11.31).

Devemos nos esforçar para viver sob Seu desígnio para nossas vidas. Cuidado com o ciúme e a comparação. O plano inicial da Rainha de Sabá incluía testar Salomão. Ela deve ter duvidado que Salomão pudesse realmente ser tão grande quanto parecia ser.

Além de ser citada no Antigo Testamento, a Rainha de Sabá é mencionada no Novo Testamento como a Rainha do Sul, quando Jesus Cristo diz “No dia do julgamento, a Rainha do Sul se levantará contra essa geração e a condenará.

Atalia usurpou o trono de Judá
Foi então que Atalia, de forma oportunista, tomou para si o poder do Reino do Sul, tornando-se regente de Judá. Além do mais, Atalia aproveitou para promover um massacre na corte de Judá com o objetivo de exterminar a dinastia de Davi.

1. [ Religião ] Descanso religioso que, segundo a lei de Moisés, deviam os judeus observar no sétimo dia da semana, consagrado a Deus. 2.

Belkis, a rainha de Sabá (atual Iêmen do Sul), era negra e rica. Contemporânea do rei Salomão, de quem se cogita que teve um filho (Menelik I, fundador da Monarquia etíope, 1.000 a. C.), viajou sete anos até Jerusalém com uma caravana enorme e abarrotada de especiarias, ouro e pedras preciosas para presentear Salomão.

Rainha de Sabá Makeda (ou Bilqis)

A Rainha de Sabá deu a Salomão um filho chamado Menelik.

I Reis 10: A Rainha de Sabá Visita Salomão.

Rainha do Sul | Site oficial da Netflix.

Em I Reis 10, lemos sobre uma visitante especial (a rainha de Sabá) que foi visitar Salomão porque não acreditava em todas as coisas grandiosas que ouvira sobre ele. Depois de visitar Salomão, a rainha de Sabá ficou muito impressionada, especialmente com sua sabedoria e riquezas.

Este livro, muito provavelmente foi incluído na Bíblia para nos ensinar que a melhor forma de falar de Deus e com Deus é a materialidade do amor humano. Isto é, o amor humano revela o ser de Deus.

Por outro lado, o reino do Sul, formado pelas tribos de Judá e Benjamim, passou a ser chamado simplesmente Judá, cuja capital era Jerusalém.

Neste caso, é sinônimo de sentinela ou vigia. É também o termo para designar o morro mais alto de uma serra. "Estar de atalaia" é uma expressão que indica o ato de estar de guarda, à espreita, vigilante e com sentido a algo que possa estar para acontecer ou alguém que possa estar se aproximando.

Como parte de seu plano de proteção, eles construíam torres nas muralhas das cidades e colocavam atalaias nas torres para vigiar inimigos que se aproximassem. Se o povo ignorasse os atalaias, colocavam-se em grande risco. Ao mesmo tempo, se os atalaias não cumprissem seu dever, toda a cidade poderia ser destruída.

seis meses

A comitiva tinha 800 animais, apesar da curta distância a viagem durou seis meses. Chegando à Jerusalém, a rainha se dirigiu ao palácio, trajando roupas caras, coberta de jóias e seguida por servos trazendo os presentes para o anfitrião.

Salomão tinha muitas mulheres,700 rainhas e 300 concubinas,mas nenhuma delas ele amava tanto como ele amava a Sulamita.

Segundo o Kebra Nagast, a Rainha do Sul (tal como é mencionada nos evangelhos de Mateus 12, 42 e Lucas 11, 31), identificada como rainha da Etiópia, soube um dia por um comerciante chamado Tamrin que existia um reino governado por Salomão, que se destacava no mundo pela sua riqueza e justiça.

Exemplo tipico é o ouro da rainha de Sabá. O Livro Sagrado afirma que, indo à corte do rei Salomão, a rainha africana lhe ofereceu o presente de 120 talentos de ouro. Mas, o que a Bíblia não diz é a procedencia desse ouro, cujo valor se calcula hoje em 10 a 12 milhões de dolares.

Sua exata localização histórica é disputada pela região sul da península Arábica e o leste da África; o reino poderia tanto situar-se na atual Etiópia, no atual Iêmen, ou até mesmo em ambos.

Menelique I

Menelique, o primeiro Imperador da Etiópia, tradicionalmente acredita-se ser o filho do rei Salomão de Israel e Maqueda, a Rainha de Sabá. Sua história está no livro etíope Kebra Negast. Maqueda, rainha da Etiópia há seis anos, viajou para Jerusalém para conhecer a sabedoria de Salomão.