O que quer dizer que o carbono é tetravalente?

Perguntado por: dalves3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

A tetravalência do carbono é sua propriedade de formar quatro ligações covalentes, ou seja, ele disponibiliza quatro elétrons ligantes. Isso porque em sua camada de valência o átomo de carbono possui 4 elétrons livres.

Os estudos referentes à estrutura do carbono foram denominados de postulados de Couper-Kekulé, veja agora estes postulados:

  • 1º postulado: O átomo de carbono é tetravalente. ...
  • 2º postulado: As quatro valências do carbono são iguais. ...
  • 3º postulado: Encadeamento constante.

O químico alemão Friedrich August Kekulé foi quem estudou as principais características do átomo de carbono. Explicou as propriedades em forma de três postulados: - 1° POSTULADO DE KEKULÉ: TETRAVALÊNCIA.

São elas: Cadeia homogênea- nesse caso os anéis das cadeias possuem somente átomos de carbono. Cadeia heterogênea- classifica-se como heterogênea as cadeias que apresentam átomos além das moléculas de carbono e hidrogênio. As cadeias fechadas saturadas são aquelas em que os átomos realizam ligações simples entre si.

O carbono e os quatro hidrogênios formam os vértices de uma forma tridimensional conhecida como tetraedro, que possui quatro faces triangulares; por isso, disse-se que o metano tem geometria tetraédrica.

Terciários: Carbonos ligados diretamente a três carbonos. O pentágono violeta identifica o carbono que se encontra entre outros três carbonos. Quaternários: Carbonos ligados a quatro carbonos.

Átomos trivalentes também são conhecidos como átomos aceitadores • Cada lacuna que eles fornecem pode aceitar um elétron durante a recombinação. Átomos aceitadores: alumínio, o boro e o gálio. – repulsão mútua, • Elétrons livres no lado n difundem-se ou espalham-se em todas as direções, inclusive através da junção.

O novo imunizante, produzido pela farmacêutica Pfizer, garante proteção contra a cepa original que causou a primeira onda da pandemia de covid-19 e suas variantes, como é o caso da Ômicron, predominante atualmente no mundo.

Os Compostos Orgânicos
Os principais grupos de compostos que formam os seres vivos são os seguintes: proteínas (e as enzimas), carboidratos, lipídeos e vitaminas.

Na área da saúde, existem imunizante monovalentes (univalentes) ou multivalentes (polivalentes), onde se enquadram as vacinas bivalentes, trivalentes e tetravalentes. A diferença é o quão diversa é a proteção que a fórmula fornece ao organismo que foi imunizado.

O carbono realiza apenas quatro ligações porque sofre o fenômeno da hibridização, pois o número de ligações que um átomo realiza está diretamente relacionado com o número de orbitais incompletos. Como em um átomo de carbono existem apenas dois orbitais incompletos, ele deveria fazer fazer apenas 2 ligações.

Carbono primário: ligado diretamente, no máximo, a 1 outro carbono; Carbono secundário: ligado diretamente a 2 outros carbonos; Carbono terciário: ligado diretamente a 3 outros carbonos; Carbono quaternário: ligado diretamente a 4 outros carbonos.

O carbono é um elemento não metálico, localizado no 2° período na família 14 (família do carbono), possui número atômico 6 e massa atômica aproximadamente igual a 12. Assim como outros elementos da mesma família, o carbono é tetravalente, ou seja, forma quatro ligações com outros elementos.

O carbono é um elemento químico particularmente versátil, pois pode se ligar com quatro átomos de uma só vez. Essa capacidade faz com que átomos de carbono consigam formar uma variedade praticamente sem fim de longas cadeias, variando tanto em tamanho, quanto em formato.

Principais características/propriedades do carbono
O carbono é um não metal do grupo 14 ou família 4A, segundo período. Possui seis elétrons, seis prótons e três isotopos naturais de massa 12, 13 e 14, sendo o último radioativo. Apresenta-se em estado sólido para condições normais de temperatura e pressão.

2º postulado: As quatro valências do carbono são iguais. Esse postulado explica por que existe, por exemplo, somente um clorometano. Qualquer que seja a posição do cloro, obtém-se um só composto: H3CCl. 3º postulado: Encadeamento constante.

As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas.

Classificação do carbono da cadeia
Carbono primário: são os átomos das extremidades das cadeias e que se ligam somente a outro átomo. Carbono secundário: é o carbono que se liga a outros dois átomos de carbono na cadeia. Carbono terciário: quando o carbono se liga-se a outros três átomos de carbono.

Geometria tetraédrica é uma modalidade de organização dos átomos de uma molécula pentatômica que apresenta quatro átomos ligados a um átomo central.

A geometria molecular tetraédrica é aquela na qual a molécula apresenta quatro ligantes iguais ou diferentes associados ao átomo central.