O que quer dizer que não tem cão caça com gato?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Significado: Você deve se virar como puder, com os recursos que tem, para alcançar seus objetivos. Origem: A expressão correta seria “Quem não tem cão, caça como gato”. Isto é, caça astutamente, sorrateiramente, escondendo-se como faz um felino. Significado: Quem sabe se comunicar vai a qualquer lugar.

Expressões populares utilizadas em diversas épocas
O nome “provérbio” origina-se do latim proverbium. Acredita-se, ainda, que a palavra pode ser de origem religiosa. Registros apontam que os provérbios e ditados já eram usados há tempos, na época Antes de Cristo (a.C.).

Provérbios, também chamados de ditados populares, são frases curtas que transmitem ensinamentos retirados de experiências de vida, ou seja, transmitem conhecimentos e sabedoria popular. São ricos em imagens e se referem a acontecimentos cotidianos, sendo assim aplicáveis a diversas situações do dia a dia.

As aparências enganam
Esta é uma das expressões populares mais conhecidas da nossa lista e significa que uma pessoa pode aparentar ser algo, mas, na verdade, ser totalmente o contrário. Ou seja, não devemos julgar ninguém só pelo o que aparenta ser.

Confira 8 ditados populares que falamos errado: ERRADO: "batatinha quando nasce, esparrama pelo chão". CERTO: "batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão". ERRADO: "Cuspido e escarrado". CERTO: "Esculpido em Carrara" (Carrara é um tipo de mármore) ERRADO: "Quem não tem cão, caça com gato".

Atribui-se inúmeras origens ao ditado popular “quem pariu Mateus que o embale”. Há quem diga que se refere à má escolha, por parte de Jesus, do cobrador de impostos Mateus para seu time de apóstolos. Fala-se também que decorre do costume machista de que a mãe seja a única responsável pelo trabalho de cuidar dos filhos.

3. Quem pariu mateus que balance. Expressão que vem de "quem pariu mantém e embale", que expressa a necessidade de compromisso dos responsáveis por seus filhos. José abandonou a esposa com o filho recém-nascido e não quer pagar a pensão, quem pariu Mateus que balance!

Quem pariu Mateus que balance!
Ou da mãe dele, que é quem deve balançá-lo. Na realidade, estudiosos dizem que o verdadeiro ditado é: Quem pariu os maus teus que balance!

22) Onde há fumaça, há fogo – indica que, quando a pessoa desconfia de algo ou alguém por ter sinais, realmente há motivo para tal desconfiança.

Provérbio popular de origem histórica desconhecida, “quando a esmola é demais, o santo desconfia” é aplicado para indicar certa desconfiança em relação à atitudes bondosas que vão além dos limites normais.

A expressão quer dizer que as pessoas devem reconhecer o seu lugar, sem se intrometer em assuntos alheios, dos quais não lhe compete. É o mesmo que dizer: "cuide de sua vida que eu cuido da minha".

A expressão “filho de peixe, peixinho é”, muito comum no nosso dia a dia, significa que alguém é muito semelhante ao pai ou à mãe, em aparência ou personalidade. Em inglês, se quisermos dizer a mesma coisa, existe mais de uma opção.

Literalmente, poderíamos dizer: fora da vista, fora da mente. No entanto, a equivalência para nós é: o que os olhos não veem, o coração não sente. Em português, usamos esse provérbio principalmente quando falamos de decepções amorosas e queremos esquecer uma pessoa que já não está mais em nossa vida.

14. Cobra que não anda, não engole sapo. Aqui é afirmada a necessidade de corrermos atrás daquilo que queremos, traçarmos objetivos e lutarmos para conquistá-los. Se não fizermos isso, se não houver esforço, não vamos conseguir avançar.

Passarinho que acompanha morcego acorda de cabeça para baixo. Esse provérbio significa que as nossas companhias nos influenciam, por isso, temos que ter cuidado com as más companhias.

28) Saco vazio não para em pé – revela que devemos nos alimentar, porque, caso contrário, não teremos forças e podemos sentir-nos mal a ponto de desmaiar. 29) Quem com ferro fere, com ferro será ferido – significa que as pessoas que prejudicam outras serão prejudicadas um dia da mesma forma.

Eu me sinto voando como se fosse um pássaro e mais vale prevenir porque nem sempre dá pra remediar, mas vale voar… bom, a ideia é essa!" Nessa o herói se atrapalhou entre "é melhor prevenir do que remediar" e "mais vale um pássaro na mão do que dois voando".

Que a expressão deriva de quando Jesus decidiu acolher Mateus entre seus discípulos. Acontece que o gaiato era um cobrador de impostos e a boa ação de Cristo pegou mal, já que só quem devia se meter com um cobrador seria sua própria mãe. Assim, “quem pariu Mateus que o embale”.

1 – Lagoa que tem piranha, macaco toma água de canudinho. 2 – Cobra que não anda, não engole sapo. 3 – Jacaré que não circula, vira bolsa de madame. 4 – Quem cabras tem, cabritos vende.

(*), monólogo dramático em um ato, de autoria do escritor russo Anton Tchékhov (1860-1904), lembra humoristicamente o que ocorre em muitas palestras ministradas no âmbito educacional.