O que quer dizer quando tem um círculo em volta da Lua?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 19 votos

"Os halos, sejam lunares ou solares, são círculos luminosos formados ao redor da lua ou do sol, respectivamente, em função dos fenômenos de reflexão e refração sofridos pela luz, a partir do contato com cristais de gelo na atmosfera", disse.

"É um fenômeno óptico. Ele sempre acontece quando há cristais de gelo na atmosfera e os raios solares, ao atingirem as nuvens formadas por esses cristais, dispersa a luz branca em diversas cores", disse. Segundo o meteorologista, o halo solar não ocorre somente em dias mais frios.

Superlua é quando a Lua cheia está na posição de sua órbita mais próxima da Terra, em um ponto chamado de Perigeu. Quando isso ocorre, a Lua apresenta-se até 15% maior e 30% mais brilhante. Este ano, haverá a ocorrência do fenômeno nas seguintes datas: 3 de julho de 2023.

Qual o significado do Arco-íris na Bíblia
Na Bíblia, é contado o episódio em que surgiu o primeiro arco-íris. Em Gênesis 9:16, Deus afirma que o arco-íris serve como lembrança de uma aliança feita por Deus com o homem, aliança que indicava que Deus não voltaria a enviar um dilúvio para destruir com a vida na Terra.

A aliança de Deus conosco é uma expressão fundamental da vida cristã. Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude.

Conhecido como halo solar, o fenômeno é típico na passagem do inverno para a primavera e é causado pela passagem da luz solar por nuvens com partículas de gelo.

Como funciona o halo? Introduzido na Fórmula 1 a partir de 2018, o halo é uma de titânio localizado no cockpit dos pilotos e serve para evitar pancadas na cabeça, além de suportar impactos em casos de capotamento, como aconteceu com Zhou Guanyu, da Alfa Romeo.

O nome desse anel luminoso é halo lunar: um fenômeno óptico que acontece quando a luz da Lua passa por minúsculos cristais de gelo suspensos na atmosfera. O resultado é um anel de luz com área até 44 vezes maior que a do satélite terrestre em dias de lua cheia.

Ainda estamos em março de 2023 e, com a detecção de mais uma erupção solar nesta semana, o Sol já produziu a mesma quantidade de explosões de alta intensidade registradas em todo o ano de 2022.

A este fenómeno chamamos luz cinérea e deve-se à reflexão da luz solar pela Terra, que ilumina por sua vez a superfície lunar.

O ciclo solar descreve um ciclo de aproximadamente 11 anos de atividade solar impulsionado pelo campo magnético do sol e indicado pela frequência e intensidade das manchas solares visíveis na superfície.

Hoje tem 'Lua de Morango'; confira o calendário astronômico de junho.

29 de setembro

Luas cheias e superluas
A quarta e última superlua em 2023 nascerá em 29 de setembro.

Mercúrio

A Lua estará próxima do planeta Mercúrio, bem perto do horizonte oeste.

Anos depois do dilúvio, Deus afirma que nunca mais irá amaldiçoar a Terra e todos que nela habitam. Para simbolizar essa aliança com Noé, seus filhos e seus descentes, Deus forma um arco-íris!

1Samuel 2:4 ARC
O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força.

Salmos 46:9-10 NAA
Ele faz cessar as guerras até os confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. Aquietem-se e saibam que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.