O que quer dizer quando o gato coloca a pata no seu rosto?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Antes que você perceba, estamos contando a você um segredo, quando seu gato coloca uma pata em seu rosto, isso significa que sim ela considera você seu território - você é a casa dela.

Eles se sentem seguros com você
Os gatos estão sempre alertas e por isso de noite, irão procurar conforto e segurança ao seu lado.

Você faz parte do grupo dele
Você é como outro gato para ele, então ele gosta de fazer com você as coisas que normalmente faria com sua própria espécie, tais como compartilhar calor corporal e carinho enquanto dorme.

Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.

Assim como os cães, os gatos sabem ler nossas expressões faciais com muita facilidade, e muitas vezes eles ficam nos encarando tentando adivinhar o que estamos querendo “falar” com as nossas expressões, nossos olhares etc. Os gatos pode ficar nos encarando por vários motivos: Pedido de atenção. Chamar para brincar.

Medo ou incômodo
Isso porque, apesar de serem habilidosos predadores, os felinos são presas na natureza. Ao serem pegos por alguém no colo, a sensação que eles têm é serem apreendidos por predadores. Isso explica exatamente por que os gatos mordem quando fazemos carinho: podem achar que é uma ameaça.

O real motivo para você não olhar nos olhos do gato está diretamente ligado ao seu instinto de sobrevivência. Desse modo, o felino entende que ao olhar diretamente nos olhos dele, você representa uma ameaça. Portanto, ele fará de tudo para se defender, inclusive, atacar.

Mistura da rotina dos gatos com a dos tutores
Ou seja, ir com você ao banheiro pode ser uma oportunidade para explorar, brincar, relaxar ou só observar a sua movimentação. Tudo isso é motivado pela vontade maior deles de estarem ali, bem próximos de quem amam, dividindo a rotina.

Mas não é só isso: o seu gato pode sentir quando você não está bem, quando está estressado, triste ou mal-humorado. É nesse momento que ele provavelmente vai se aconchegar em você ou, pelo menos, pedir atenção, para tentar te ajudar e absorver essa energia ruim.

Ele pode também esfregar as bochechas em você e dar os famosos “beijos de esquimó”; Estar sempre ao seu lado: caso seu gato goste de te seguir durante o dia inteiro, sinta-se lisonjeado, pois quer dizer que ele curte a sua companhia e sente-se protegido ao seu lado.

Cauda ereta
Portanto, embora você possa não apreciar a vista quando o rabo dela está na vertical e a metade traseira está na sua cara, seu gato está realmente dizendo que ele te ama.

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.

As pessoas se sentem mais relaxadas tendo seu cachorrinho ou gato por perto na hora de dormir, isso pode acontecer devido à respiração ritmada, ao calor do corpo quentinho do animal ou mesmo à relação de afeto. Uma das maiores vantagens de dormir com o seu pet, principalmente o gato, é fortalecer o vínculo com ele.

Sim, o gato pode dormir no escuro.

A sensibilidade dos gatos faz com que eles sejam capazes de absorver energias, assim como um filtro, limpa o que é negativo, como tristezas e angústias, tanto de pessoas como do ambiente que vive. Quando eles dormem, transmutam essa energia as eliminando, por isso são animais que costumam dormir bastante.

Um gato sente ciúmes de uma pessoa, um objeto, um brinquedo e às vezes até de um cantinho específico da casa. O gato fazendo xixi fora do lugar, miando excessivamente e até arranhando superfícies que antes não arranhava são algumas coisas que ele pode fazer para demonstrar seu descontentamento.

Neste caso, é importante buscar ajuda para lidar com a carência do gato. Mas caso o gato apenas goste de passar seu tempo com você, sem esboçar comportamentos agressivos ou compulsivos, está tudo bem, é apenas o gato demonstrando amor.