O que quer dizer quando o escapulário quebra?

Perguntado por: amoreiras8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

A tradição também diz que, quando um escapulário se rompe, é porque o fiel que o usava foi livrado de alguma situação de perigo. Há ainda a promessa feita por Nossa Senhora, de que todos aqueles que falecessem usando esse objeto de devoção seriam livrados do inferno.

O valor do Escapulário está no tecido de lã com a bênção própria e não nas imagens que costuma ter. Pode ser lavado, podem-se mudar os cordões, pode ser revestido de plástico para não sujar, etc. Devemos andar sempre com ele ou com a medalha, e sobretudo, tê-lo à hora da morte. Nunca o deixemos, mesmo ao tomar o banho.

O Escapulário precisa ser Benzido
Para que o escapulário possa validar o livramento prometido por Nossa Senhora do Carmo, ele precisa ser benzido por um sacerdote da Igreja Católica. Porém, vale fazer uma citação: apenas o primeiro escapulário usado por um fiel precisa receber a benção de um sacerdote.

Os cristãos podem enterrar em algum local próprio para isso ou, se for o caso, jogar em algum local com água corrente, como um córrego ou um rio”, destaca.

O escapulário precisa ser ganhado.
Tradicionalmente, essa é a regra. Mas nada impede que você se dê esse presente, pois o que importa mesmo é sua fé, o que você acredita.

Qualquer "modelo" de escapulário pode ser usado? Todos os católicos, a partir do batismo, podem receber o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, mas ele precisa ser devidamente benzido e imposto por um sacerdote ou diácono. A imposição do escapulário costuma levantar várias perguntas e dúvidas entre os católicos.

Se você já ouviu que não se pode retirar o escapulário mesmo para tomar banho, saiba que isso é um mito. A proteção divina não é tão fraca que não se possa retirar o amuleto por alguns instantes enquanto se banha. Assim que se secar, ponha-o de volta. Evite entrar no mar ou em piscinas com a peça.

Geralmente, o escapulário feminino possui 60 cm de comprimento e o escapulário masculino possui de 60 a 80 cm de comprimento.

Depois que o objeto estiver gasto ou arrebentar, o próprio fiel pode colocar o novo sobre si mesmo. Tradicionalmente, a imposição do escapulário acontece em 16 de julho, dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora do Carmo.

Sobre a joia: Escapulários são peças super versáteis, podendo variar o tamanho e formar vários mix diferentes, moderno e indispensável! Material: Fabricado em prata 925, não causa alergia e pode molhar sem medo! Além de que se bem cuidadas duram para sempre.

A promessa principal do escapulário consiste na própria salvação eterna: “Quem morrer com o Ecapulário não padecerá o fogo do inferno”.

Quando o mesmo se rompe ou quebra, é natural que surjam dúvidas do que fazer, já que não é apenas um objeto. A partir disso, jogar o Terço no lixo não é uma opção. Existem algumas formas que permitem descartar seu Terço ou seu Rosário de forma mais digna e respeitosa.

A sugestão é que não há “necessidade” de se levar as imagens quebradas para depositar nas Igrejas, cemitérios, jogar em rios ou em outros lugares, mas elas podem ser trituradas e enterradas no jardim ou em um vaso de sua casa.

Segundo as normas do rito de imposição, durante a cerimônia “deve ser usado o Escapulário do Carmo na sua forma tradicional”.

Existem vários tipos de escapulário: de tecido, madeira, prata, ouro e bronze. A versão tradicional contém dois pingentes, sendo um a representação de Nossa Senhora do Carmo e outro a do Coração de Jesus.

O escapulário ou bentinho do Carmo é um sinal externo de devoção mariana, que consiste na consagração a Santíssima Virgem Maria, por meio da inscrição na Ordem Carmelita, na esperança de sua proteção maternal.

A prata escurecer por diversos motivos, o principal é o enxofre pois está presente no dia a dia, desde os gases vindos da queima do combustível dos carros, aos produtos de beleza que tem o elemento em sua composição. Este elemento em contato com a prata forma uma camada de sulfeto de prata, que tem cor escura.

As jóias de prata feitas sob o padrão internacional possuem, via de regra, o carimbo indicando sua qualidade. Deve-se procurar pela peça a marcação “925” ou os demais selos: “950”,, “900” ou “800”. No Brasil os tipos de prata que possuem maior comercialização é a 950 e 925. Esses números representam a pureza do metal.

No dia 16 de julho de 1251, quando rezava em seu convento de Cambridge, Inglaterra, S. Simão Stock, superior geral da Ordem, pediu a Nossa Senhora, um sinal de sua proteção, que fosse visível a seus inimigos. Recebeu, então, de Nossa Senhora o escapulário, com a promessa: “Recebe, filho amado, este escapulário.

Passe-a ao redor do pescoço e deixe as duas pontas para frente. Em seguida, pegue seu escapulário e dobre-o ao meio. Deixe os dois pingentes para frente, assim como a corrente. Na sequência, passe cada ponta do colar pelo lado correspondente a dos pingentes.