O que quer dizer quando o cachorro se espreguiça na sua frente?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

É normal o cachorro na hora de brincar ou se espreguiçar fazer essa postura, porém se seu cão permanece muito tempo nessa postura, isso não é normal, ele esta incomodado. Seu pet esta demonstrado que esta com uma forte dor abdominal. E inspira cuidados imediatos.

O tipo de alongamento do cão pode estar ajudando a aliviar o desconforto. Este pode ser o caso quando um cão de repente começa a se mexer após uma lesão ou à medida que envelhece. Nesses casos, pode estar relacionado a: Artrite : Esta inflamação das articulações causa desconforto, rigidez e dor.

Sim! Quando sentimos medo, liberamos adrenalina em nossa corrente sanguínea e os cachorros sentem facilmente o aroma desse hormônio. Além disso, eles também notam a postura, a tensão muscular e a expressão corporal. Como eles são profundamente apaixonados por seus donos, observam cada movimento e mudança de postura.

Ele fica tranquilo dormindo ao seu lado
Já no caso dos cães domésticos, que também são animais sociais, é comum que eles busquem a segurança e a tranquilidade necessárias em seus tutores. Em outras palavras, se ele dorme ao seu lado, é porque confia e gosta muito de você!

Não é raro que os cachorros literalmente grudem o focinho nas pernas dos tutores enquanto caminham com eles pela casa. A sensação de proximidade traz segurança e bem-estar, mesmo que seja no banheiro, bem ao lado do vaso sanitário.

Quando está consigo mexe a cauda para a direita
Em contrapartida, quando o cachorro mexe a cauda para a direita esta sim é uma demonstração de alegria e felicidade, se o fizer quando você estiver presente significa que a sua presença o reconforta e se sente feliz ao vê-lo, ou seja, gosta de você.

Quando leva a pata ao rosto e esfrega o focinho, por sua vez, o cachorro também pode ter uma série de motivações. Elas incluem as já citadas: coceira e irritação na área ou na região dos olhos e limpeza — especialmente em bichos de pelos longos ou focinhos proeminentes, que acumulam sujeira e umidade.

O suspiro na linguagem canina
Se os olhos dele estiverem sonolentos e fechados, dê um suspiro aliviado: significa que o cachorro está feliz. Por outro lado, se o cão estiver olhando pra você, pode querer dizer que está desapontado por você não ter atendido alguma de suas demandas, como por passeios.

Já 71% dos donos de cachorros com focinhos maiores informaram que os animais inclinam a cabeça com certa frequência. Foi a partir dessa diferença estatística que Coren concluiu que o cachorro inclina a cabeça devido ao impacto do tamanho do focinho na visão do animal.

Isso porque, ao se deitarem sob os pés, os cães deixam um cheirinho característico nessa parte do corpo. Por conta do olfato muito desenvolvido desses animais, esse é um ato que serve para deixar claro aos outros pets que possam se aproximar do tutor que aquele humano já tem “dono”.

Ele busca seu calor. Os cachorros gostam de sentir calor, por esse motivo, muitos preferem dormir com seus humanos e ir por baixo do lençol até o lugar mais quente da cama. E se o seu cachorro dorme sempre encostado em você ou em cima de você, esse também pode ser o motivo!

Os cachorros são especialistas em identificar os nossos estados de espírito. Eles sabem quando estamos irritados, mal-humorados e tristes, assim como conseguem detectar a nossa alegria, descontração, etc. O mau humor e a irritabilidade, no entanto, podem ser sintomas de uma série de transtornos e deficiências.

Câncer de pulmão, intestino, ovário, próstata, mama e até melanomas fazem parte dessa lista. Assim como outras doenças, o câncer tem marcadores detectados, em alguns casos, nos fluídos humanos. Sendo assim, cães são treinados para detectar a presença desses compostos na pele, urina, hálito, fezes e suor dos pacientes.

Um outro estudo feito pela Universidade de Vienna revelou que os cachorros olham para os seus donos da mesma forma que uma criança olha para os pais. Ou seja, quando eles estão com fome ou medo, por exemplo, olham para os seus donos para resolver esse problema e lhes dar apoio emocional.

1. Carinho nas orelhas. Esse é o gesto mais comum de “eu te amo” realizado com cachorros e que realmente é uma forma que eles reconhecem como uma expressão de afeto. É também uma das formas mais simples, que não demandam muito tempo.

Sim, pode acontecer. Em uma família, sempre tem uma pessoa pela qual o pet dedica intenso afeto — em especial cães e gatos, que interagem mais com os tutores.

O cão, então, começa a demostrar comportamentos diferentes, que podem ser sutis, como ficar quieto, alterando apenas a forma de olhar e abanar o rabo, ou agressivos, como latir, rosnar, morder e fazer as necessidades em locais inadequados.