O que quer dizer quando a Lua está vermelha?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Por que a lua fica vermelha? A lua vermelha só pode acontecer durante a superlua e o eclipse lunar total, pois ela precisa estar próxima o suficiente da Terra para receber os raios solares que passam pela atmosfera.

5h17-6h42 EST na terça-feira, 8 de novembro de 2022 (totalidade máxima às 5h59 EST)

Quando acontece a Lua de Sangue 2023
O próximo alinhamento dos astros que causam a Lua de Sangue em 2023, acontecerá no dia 28 de outubro do ano que vem. É provável que possa ser visto aqui no Brasil no momento do nascimento do astro. Devido ao período em que vai acontecer.

Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.

2) FAÇA A ÁGUA DA LUA DE SANGUE: Colete um pouco de água, deixe num vidro sob o luar pela noite toda, ou até sentir que foi carregada. Engarrafe a água antes que ele toque luz solar direta (preferencialmente em um vidro âmbar) e depois mantenha a garrafa num lugar escuro.

Todo eclipse pode estar ligado a início de crises e mudanças bruscas, mas também pode reduzir a clareza e nos deixar mais emocionais. Vem aí um dos fenômenos mais tensos da Astrologia e ainda vai ocorrer no signo mais profundo do zodíaco.

Saiba mais sobre o que é a “Blue Moon" e a raridade do evento que só voltará a acontecer em 2024. Este domingo, 22 de agosto de 2021, marca o dia da terceira lua cheia de uma estação que terá quatro delas. Uma lua que, tradicionalmente, é batizada de Lua Azul.

A próxima Lua de Sangue visível para os brasileiros ocorrerá somente em 16 de maio de 2022, segundo a previsão dos pesquisadores.

cinco horas

Fenômeno da “Lua de Sangue” terá mais de cinco horas de duração e será transmitido ao vivo pela Nasa; confira horário, locais de visibilidade e como assistir.

Os fenômenos no céu neste ano incluem 12 chuvas de meteoros, a conjunção de Vênus e Saturno, 2 eclipses lunares e 2 eclipses solares, além de superluas e até uma lua azul. Asim como em anos anteriores, 2023 estará repleto de eventos astronômicos.

Lua Cheia de agosto: Superlua Azul (31 de agosto)
Além disso, a Superlua Azul se aproximará mais perto da Terra do que qualquer outra Lua Cheia em 2023, portanto será a maior Lua Cheia do ano! De acordo com Richard Nolle, o astrólogo que inventou o termo "Superlua", esta será também a última Superlua de 2023.

Conhecido como "Lua de Sangue" por causa do tom avermelhado que a Lua cheia assume, será o útlimo fenômeno deste tipo antes de 13 ou 14 de março de 2025, segundo projeção do Science Alert.

De qualquer forma, a Lua não deverá ficar realmente azul. Isso ocorre apenas em situações muito raras, quando erupções vulcânicas ou incêndios florestais enviam uma quantidade exagerada de fumaça e poeira fina para a atmosfera, alterando a tonalidade da luz refletida pelo satélite.

Os eclipses totais subsequentes da tétrade são os de 8 de outubro de 2014, 4 de abril de 2015 e 28 de setembro de 2015. Essa sequência de eclipses totais foi, por vezes, apelidada de "sequência de luas vermelhas", e ainda "Luas de Sangue".

A lua azul cheia, que acontece cerca de uma vez a cada 2,7 anos em média, não vai realmente parecer azul – isso só acontece ainda mais raramente, quando “erupções vulcânicas ou incêndios florestais enviam muita fumaça e poeira fina para a atmosfera, “de acordo com a Sky & Telescope.