O que quer dizer pulmão expandido?

Perguntado por: obernardes2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

O pulmão expandido, isto é, aberto, sem ar na cavidade pleural, vai ficar em contato com a parede do tórax (pleura parietal) assim facilitando a cicatrização da lesão que gerou o pneumotórax, por isso, em boa parte dos casos é suficiente para resolver o quadro agudo.

O enfisema bolhoso trata-se de uma consequência de um quadro de broncoespasmos que obstruem os bronquíolos e formam bolhas gigantes que ocupam o espaço disponível para o pulmão se expandir, o que torna mais difícil ainda o processo respiratório. Elas podem ocupar metade de tórax e ocorrer em um ou nos dois pulmões.

Mediastino centrado. Volume e configuração cardíacas dentro dos limites da normalidade. Aorta torácica com aspecto radiográfico normal.

Como o pulmão fica insuflado devido à pressão negativa do tórax, qualquer vazamento de ar para essa região eleva a pressão e favorece o colapso do mesmo. O ar que deveria estar expandindo o pulmão, está agora do lado de fora, comprimindo-o e fazendo-o murchar.

Quando o diafragma se contrai e se move para baixo, a cavidade torácica se expande, reduzindo a pressão dentro dos pulmões. Para equilibrar a pressão, o ar entra nos pulmões. Quando o diafragma relaxa e volta para o lugar, a elasticidade dos pulmões e da parede torácica empurra o ar para fora dos pulmões.

Quais os sintomas de problemas no pulmão?

  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.

Se o pulmão não se expandir, insere-se dreno torácico e o paciente deve ser hospitalizado. Os pneumotórax espontâneos primários também podem ser inicialmente tratados com dreno torácico conectado a frasco selado com água, com ou sem sucção.

A via de acesso por toracotomia ou esternotomia, com posterior ressecção da bolha e pleurodese, requer sempre a utilização de anestesia geral, de uma grande incisão no tórax e de sutura em um pulmão doente.

Por isso, quando alguém relata dor no pulmão, é provável que esteja se referindo ao desconforto em estruturas próximas. Por exemplo, na pleura, mediastino, brônquios, traqueia ou até nos ossos que circundam esses tecidos, formando a caixa torácica.

Numa técnica mais tradicional, o cirurgião de tórax praticará uma incisão (corte) no esterno (esternotomia), as áreas mais danificadas dos pulmões são removidas e o tórax é novamente fechado. Ou, então, a bulectomia, mesmo de bolhas gigantes, pode ser feita por uma bulectomia torácica videoassistida (VATS).

Os sintomas mais comuns em adultos e crianças são dor torácica e perda de peso. Algumas massas provocam febre. Outras causam dificuldade para engolir. Em crianças, as massas do mediastino têm maior probabilidade de provocar tosse ou falta de ar devido à compressão das vias aéreas.

De forma geral os sintomas do tumor / câncer do mediastino decorrem da compressão de estruturas vizinhas e, portanto, são inespecíficos como: dor torácica, sensação de peso, tosse seca, dificuldade respiratória, aumento de volume na região cervical (pescoço), disfagia (dificuldade de engolir alimentos), febre / ...

1. Respiração diafragmática

  1. Relaxe os ombros e sente-se ou deite-se.
  2. Coloque uma mão na barriga e outra no peito.
  3. Inspire pelo nariz por dois segundos, sentindo o ar se mover para o abdômen e sentindo o estômago se mover. ...
  4. Expire por dois segundos através dos lábios franzidos enquanto pressiona o abdômen.
  5. Repetir.

Os pulmões e suas estruturas até podem se regenerar e permitir melhora na qualidade de vida, mas os danos acumulados são irreparáveis. Ao cessar o tabagismo, a recuperação começa imediatamente. Mesmo após anos fumando, alguns meses são suficientes para promover melhora na qualidade de vida da maioria dos fumantes.

Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante.

Nesses casos, a pessoa pode sentir dor intensa na forma de pressão no peito ou aperto. Em geral, é sentida no meio do peito, tendendo mais para o lado esquerdo, e pode se propagar para os braços. O que pode ser a dor no pulmão (dor torácica)? Diversas causas estão associadas à dor torácica.

Como saber se uma dor nas costas ou no peito é pneumonia? Uma avaliação médica, uma radiografia de tórax simples e alguns exames de sangue podem ajudar a excluir uma pneumonia e dor nas costas simples. Porém, uma ferramenta útil para auxiliar se há algo de errado no pulmão é saber se há sintomas associados.