O que quer dizer Provérbios 6 23?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida;” (Provérbios 6:23 ARA)2. “A lei ilumina as decisões que temos de tomar e as situações que temos de enfrentar, ajudando-nos a fazer escolhas morais certas.”

Em Provérbios 6 vemos algumas advertências sobre áreas importantes da vida. A primeira delas é sobre o fato de se tornar fiador de outra pessoa. O sábio nos adverte a não fazer este tipo de coisa, não importando para quem seja, é algo muito perigoso e pode trazer muito dano.

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Pensamento: Hoje, tantas vezes desprezamos a sabedoria dos que vieram antes de nós e que querem compartilhar conosco a sabedoria coletiva que foi passada a eles por seus antepassados. Vamos prestar mais atenção nas próximas semanas àqueles que são mais velhos, que têm se provado fiéis.

Pensamento: “Honrem seu pai e mãe”. É básico ao plano de Deus para nossas vidas. Quando famílias estão construídas dentro da aliança de Deus de graça, respeito e obediência dos filhos para com seus pais é uma bênção para os filhos!

Nas escrituras cristãs, esse pecado é visto como um vício primário, mais perigoso e debilitador do que o orgulho ou a inveja. A preguiça era considerada um tipo de exaustão do espírito, uma distração da alma, que não é apenas uma perda de energia, mas um transtorno.

Braços cruzados. Cruzar os braços também pode dar a impressão que você está entusiasmado sobre as informações que vai passar, ou que algo está incorreto ou errado. É uma postura defensiva que vai sinalizar defesa e resistência e criar uma distância entre você e seu público.

Um deles trata-se da famosa passagem de Provérbios 6.6-9, que diz: “Preguiçoso, observe bem as formigas, olhe os seus caminhos e seja sábio. Elas não têm nem supervisor, nem oficial, nem governante para dar ordens, e, mesmo assim, trabalham durante o verão, ajuntando provisão para o inverno.

24:23-26 Clamor universal por justiça
“Também estes são provérbios dos sábios: Ter respeito a pessoas no julgamento não é bom. O que disser ao ímpio: Justo és, os povos o amaldiçoarão, as nações o detestarão. Mas para os que o repreenderem haverá delícias, e sobre eles virá a bênção do bem.

Todo produto da alma, seja uma ação ou um propósito, é primeiro um pensamento. Porque nós nascemos com uma natureza pecaminosa, o pecado está na alma primeiro em pensamentos e, se o deixarmos enraizar, ele se revelará em ações.

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6.

O livre-arbítrio não nos exime de educar nossos filhos
O texto de Provérbios 22:6, na Versão Almeida Revista e Atualizada no Brasil, está assim traduzido: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Dentro deste versículo, podemos entender que os pais têm a responsabilidade e a obrigação, de se comprometerem em ensinar e disciplinar os seus filhos, de modo que venham agradar a Deus. O segundo ponto aqui a destacar. Devemos como pais, nos dedicar a ensinar nossos filhos o caminho para se achegar a Deus.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática.

Provérbios e ditados são expressões ditas no dia a dia, no discurso informal, cujas origens são das experiências humanas. Estas frases populares carregam consigo um conhecimento, por isso transmitem sabedoria de quem fala e lição para quem ouve. O nome “provérbio” origina-se do latim proverbium.

Significado de Provérbio
[Religião] Segundo os textos bíblicos, frase que possui o intuito de educar ou de aconselhar; pensamento. substantivo masculino plural Provérbios. Livro bíblico ou Livro dos Provérbios do Antigo Testamento cujos textos têm o propósito de educar ou de aconselhar.