O que quer dizer Provérbios 4 23?

Perguntado por: amenezes6 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Provérbios 4:23 diz que você precisa guardar seu coração porque sua vida depende dele. Assim como sua vida física depende de ter o coração saudável, sua vida espiritual depende de seus pensamentos, desejos e emoções. Guardar o coração não significa se isolar nem reprimir tudo que você sente.

Em Provérbios 4, o sábio nos dá um conselho valiosíssimo: “adquire a sabedoria”. De acordo com ele, a sabedoria é indispensável para uma vida feliz, plena e equilibrada. Ele nos apresenta a sabedoria como a maneira certa de o utilizar o conhecimento adquirido. Por isso, ao usá-la, colhemos honra.

coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23)

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Coisas que têm grande importância e grande valor precisam ser bem guardadas e protegidas. Esse princípio se aplica à Palavra de Deus. O Salmo 119 exalta a excelência da Palavra de Deus e no verso de número 11 o salmista declara: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”.

A pureza de coração é sem dúvida uma das qualificações mais importantes para recebermos inspiração de Deus. Embora ninguém tenha o coração perfeito, quanto mais diligentemente nos esforçarmos para eliminar a impureza ou jogar fora as coisas que não deveriam estar ali, mais aberto será o nosso coração ao Santo Espírito.

Mateus 15:18-20 ARA
Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina.

Quando temos um coração com a intenção certa, perseveramos. Há uma diferença entre os que servem e não servem. A forma de falar e de se portar é diferente. Quando estamos cheios da Palavra, nossa reação é a Palavra, nenhuma notícia negativa irá interferir nisso.

O Provérbios 4 estudo conta com importantes conselhos do rei Salomão a respeito da obediência diária à instrução do pai, assim como, ao que a sabedoria sugere para nós. Além de ser um homem muito sábio para escrever palavras como essas, o rei tinha o conhecimento empírico do que estava dizendo.

Salomão

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Em Provérbios 4, o Rei Salomão continua a insistir nessa perspectiva: ele fala com seus “filhos”, o que pode sugerir que esteja falando para um grupo mais amplo – como estudantes.

O coração segue aquilo que nós tomamos como nosso tesouro, ou seja, aquilo que nós supervalorizamos e tornamos nossa riqueza, nossa preciosidade. quebrantado pode depender de Deus totalmente, a ponto de considerá-lo como seu maior tesouro.

O Evangelho de Lucas salienta com vigor a necessidade de uma opção radical, definitiva e típica do discípulo de Jesus: o verdadeiro Bem é Deus Pai. É Ele que deve ocupar inteiramente o coração do cristão, conforme o exemplo do próprio Jesus.

A Importância do Coração
Em Pv 4.23 o sábio nos diz que do coração procedem as fontes da vida, ou seja, o coração, nossa mente, é nutrida por uma série de outras fontes, e dele sai “água” para as demais partes do corpo.

30 O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.

Há três coisas inerentes a nós, seres humanos: nutrição, sexualidade e espiritualidade. São as fontes de nossa existência.

Guardar os mandamentos põe-nos em harmonia com a Deidade; tornamo-nos um em propósito com o Pai e o Filho. Quando somos um com Deus, andamos com luz espiritual. Nossa diligência em guardar os mandamentos permite que o Espírito Santo permaneça conosco. Recebemos, assim, o dom da revelação pessoal.

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.