O que quer dizer Provérbios 31 6?

Perguntado por: rneves8 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Provérbios 31:6 e 7 ensina que pessoas amarguradas podem beber vinho para esquecer sua pobreza e fadiga? O capítulo 31 de Provérbios apresenta o consumo de vinho como algo negativo: essa bebida entorpece a mente das autoridades, fazendo-as se esquecerem da lei e perverterem o direito (Pv 31:4, 5).

"Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito" (Efésios 5,18).

Conforme já foi explicado, há uma tradição que considera o nome Lemuel, que significa “pertence a Deus”, um pseudônimo para o rei Salomão. Mas a maioria dos eruditos considera isso muito improvável. A última seção de Provérbios 31 traz um poema acróstico que louva a mulher virtuosa (Provérbios 31:10-31).

De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus. Na Eucaristia, por exemplo, a bebida recebe o nome de vinho sacramental ou canônico e só é aceito pela igreja se estiver de acordo com uma série de restrições, incluindo o baixo percentual de álcool.

É possível encontrar diversas passagens bíblicas sobre o consumo de vinho nos tempos antigos, principalmente nas festividades. Isso pode parecerer para muitos que beber não é pecado, desde que a prática seja adotada com autocontrole e de forma comedida.

O vinho da Santa Ceia
O arqueólogo Patrick McGovern, professor do Museu de Arqueologia da Universidade da Pensilvânia diz que o vinho servido na Santa Ceia seria muito parecido com o Amarone, um vinho do Vêneto feito com uvas secas.

Hoje não é raro encontrar “da água para o vinho” empregado por aí para qualificar qualquer mudança radical, substancial, profunda, mas sem juízo de valor: “Depois da primeira hora de exibição, o filme, que até então era uma divertida comédia, muda da água para o vinho e vira uma tragédia perturbadora”.

e ali comprem tudo o que quiserem comer: carne de vaca ou de carneiro, vinho, cerveja ou qualquer outra coisa que desejarem. E ali, na presença do SENHOR, nosso Deus, vocês e as suas famílias comam essas coisas e se divirtam à vontade.

A Bíblia não proíbe beber álcool mas avisa sobre os perigos de ficar embriagado. Bebidas alcoólicas são agradáveis e podem animar uma festa mas é preciso ter moderação. Muito álcool distorce o raciocínio e pode ser perigoso para a saúde. Na Bíblia bebidas alcoólicas estão associadas à alegria.

Nome. O nome Lemuel é de origem hebraica e significa consagrado, separado, ou dedicado a Deus.

“Ditados do rei Lemuel; uma exortação que sua mãe lhe fez: 'Ó meu filho, filho do meu ventre, filho de meus votos, não gaste sua força com mulheres, seu vigor com aquelas que destroem reis'” (Pv 31.1-3 NVI).

Jesus Cristo e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná. Maria, mãe de Jesus, também estava na festa. Ela contou a Jesus que não havia mais vinho para servir aos convidados.

De acordo com a tradição judaica do casamento, o vinho fermentado era sempre servido em casamentos. Se Jesus tivesse feito apenas suco de uva, o mestre da festa certamente teria reclamado. Em vez disso, ele disse que o vinho era melhor do que o servido anteriormente, estava “muito bem”.

Para os católicos, durante a missa o vinho representa o sangue de Jesus Cristo. Por isso, a bebida não pode ser de qualquer tipo.

O texto dos evangelhos mostram nas suas entrelinhas, que o vinho que Jesus utilizava era de fato vinho com teor alcoólico, nem suco de uva nem vinho doce.

O sommelier deve provar o vinho antes de servir, pois cabe-lhe o dever de advertir desde logo o cliente se o vinho estiver defeituoso (bouchonée, acético, etc). Não pode é ficar bebendo nem encher o copo, é evidente.

O significado da Parábola do Remendo Novo em Pano Velho e Vinho Novo em Odres Velhos diz respeito ao contraste entre a Lei Mosaica e a Nova Aliança. Essa parábola fala que as velhas formas cerimoniais da Lei Mosaica são inadequadas à Nova Aliança em Cristo, à mensagem do Evangelho da graça.

Essa reestruturação nuclear para transformar água em vinho necessitaria da energia de cerca de 200.000.000 (duzentos bilhões) de estrelas iguais ao nosso Sol, e isso em apenas 01 dia, para realizar tal transformação, portanto esse feito não é algo natural, trate- se de algo sobrenatural. (COMFORT, 2018 Pg.

Vinho harmoniza com água
Além de prevenir a ressaca do dia seguinte ela também ajuda a limpar o paladar em casos de jantares harmonizados e assim auxiliando que você perceba toda a complexidade de todas as notas mais suaves da bebida. Mais do que tradição, o consumo de água junto ao vinho segue a razão.

As Bodas de Caná constituem o início dos sinais (Jo 2,11), ou seja, o primeiro milagre realizado por Cristo, com o qual Ele manifestou, em público, a Sua glória, suscitando a fé dos discípulos.