O que quer dizer Provérbios 24 4?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Temos a seguir a regra completa: “Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma; e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as substâncias preciosas e deleitáveis.” (Pv 24:3-4). Sabedoria, entendimento e conhecimento são os fatores que formam ricas e prósperas propriedades.

Primeiro não podemos confundir sabedoria com inteligência. Para edificação do nosso lar debaixo do temor de Deus temos que ter sabedoria e sabedoria é algo que só Deus é que pode dar ao homem.

Cruel é o furor, e impetuosa é a ira; mas quem pode resistir à inveja? Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto.

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Estes provérbios também são para os sábios – são ditos que emanam dos sábios. O “também” implica que Salomão é o autor deles como do primeiro ditado. 24 Aquele que disser ao ímpio:Tu és justo, Os povos o amaldiçoarão, as nações o detestarão.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

Há momentos na vida que um sentimento terrível de ansiedade, apreensão, agonia, aperto e uma inquietude profunda oprimem o coração. Podemos chamar esta ocasião de o dia da angústia.

Há muito que podemos fazer para influenciar e expandir o dom da fé que recebemos por meio do Espírito Santo.

  1. A Fé Nasce ao Ouvirmos a Palavra de Deus. ...
  2. A Fé Vem pelo Arrependimento. ...
  3. A Fé Vem por Meio de Convênios. ...
  4. A Fé Pode Aumentar. ...
  5. A Fé Também É um Princípio de Poder.

Em Provérbios 4, o sábio nos dá um conselho valiosíssimo: “adquire a sabedoria”. De acordo com ele, a sabedoria é indispensável para uma vida feliz, plena e equilibrada. Ele nos apresenta a sabedoria como a maneira certa de o utilizar o conhecimento adquirido. Por isso, ao usá-la, colhemos honra.

Sabedoria é deixar-se guiar por Deus e não se perder nas estradas e curvas deste mundo.

A inveja que prejudica a vida do invejoso, a inveja nociva, é aquela em que a pessoa deseja prejudicar quem desperta esse sentimento nela. O invejoso fica maquinando formas de impedir que o outro prospere, planos para comprometer a imagem do invejado e diminuir seu status.

Diz a palavra de Deus em Provérbios, capítulo 13, versículo 30: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos”.

Os ataques invejosos podem ser internalizados e destruir a autoestima, corroer o amor próprio, causar insegurança, medo, agressividade contra si mesmo e até depressão. A psicoterapia é uma ferramenta que pode ajudar a lidar com esses sentimentos gerados pela inveja.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática.

Provérbios e ditados são expressões ditas no dia a dia, no discurso informal, cujas origens são das experiências humanas. Estas frases populares carregam consigo um conhecimento, por isso transmitem sabedoria de quem fala e lição para quem ouve. O nome “provérbio” origina-se do latim proverbium.

Muitos estudiosos concordam que tanto a influência indireta de Salomão sobre o livro de Provérbios, quanto sua autoria direta de grande parte do material do livro, é incontestável. Além de seu nome aparecer no livro, a própria Bíblia declara que o rei Salomão escreveu muitos provérbios (1 Reis 4:29-34).