O que quer dizer Provérbios 18 9?

Perguntado por: opaz . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Um homem que faz seu trabalho de alguma forma, mas não de coração e diligentemente, como aquele que sabe que o trabalho não é apenas um dever e uma necessidade, mas um meio de santificação, um treinamento para uma vida superior.

Em Provérbios 17.28 é bem clara a importância de se calar: “Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio“. É muito simples, basta fechar a boca. Porém não é fácil, envolve nosso orgulho, necessidade de ser ouvido e desejo de que sigam o que dizemos.

Um profissional é negligente quando ele deixa de apresentar uma conduta apropriada em uma determinada situação. Ou quando ele não toma as precauções necessárias, devido à falta de atenção ou mesmo omissão em relação às boas práticas profissionais.

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

O livro de Provérbios foi elaborado entre o reinado do rei Salomão em 970 a.C, até sua a compilação pelo rei Ezequias em 686 a.C, num período aproximado de 300 anos. Apesar de diversos autores o livro de provérbios é popularmente conhecido como 'Provérbios de Salomão'.

Deus demonstrou o seu amor por nós ao dar seu próprio Filho para morrer de uma vez por todas no passado por nossos pecados (versículo 8). Mas ele também sabe que esse amor passado deve ser experimentado como uma realidade presente (hoje e amanhã), para que tenhamos perseverança, experiência e esperança.

Quem é relaxado em seu trabalho causa tanto estrago quanto aquele que destrói. O nome do SENHOR é fortaleza segura; o justo corre para ele e fica protegido. O rico vê sua riqueza como uma cidade fortificada; imagina que é uma muralha alta e segura. A arrogância precede a destruição; a humildade precede a honra.

13 O que aencobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e as bdeixa alcançará misericórdia. 14 Bem-aventurado o homem que continuamente ateme, mas o que bendurece o seu coração virá a cair no mal.

O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar. Em algumas ocasiões pode trazer paz, em outras, tempestades. O silêncio também pode corresponder à reflexão, a um turbilhão de pensamentos pulsando dentro de nós. Às vezes, o silêncio é solidão, vazio, dor e tristeza.

“Esse retiro é uma oportunidade para nos retirarmos do tráfego tumultuado de nossas vidas e nos ocuparmos de nosso mundo interior. Silêncio é uma linguagem sutil. O método de nos comunicarmos com nossa essência divina e com Deus, seja lá qual a concepção que tivermos Dele. É mais do que simplesmente não falar.

O silêncio traz paz interior, que, por sua vez, é capaz de incentivar a criatividade, auto satisfação e bem-estar, tão importantes para a manutenção da saúde e da qualidade de vida. Além disso, produz a sensação de relaxamento e diminui o estresse.

Negligência significa desleixo, descuido, falta de zelo, falta de aplicação ao realizar determinada tarefa, é agir com irresponsabilidade ao assumir um compromisso. Negligência significa desatenção, menosprezo, desdém.

Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou de apresentar uma conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não adotando as devidas precauções.

A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor.

Provérbios 18:22 Quem encontra uma esposa descobre algo excelente: recebeu uma bênção especial do SENHOR. Quem encontra uma esposa descobre algo excelente: recebeu uma bênção especial do SENHOR. Quem encontra uma esposa acha uma coisa boa; e alcança o favor do Senhor.

É melhor conseguir sabedoria do que ouro; E mais excelente, adquirir a prudência do que a prata. Dentro de mim há dois cachorros: um deles é cruel e mau; o outro é muito bom. Os dois estão sempre brigando.

Provérbios 18:21 O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.

Quando o tolo começa uma discussão, o que ele está pedindo é uma surra.

Seu intuito é exortar a permanecer com o Senhor, pois Ele é o único Deus e tem cuidado diário com seu povo. Isso vale para nós também. Por isso Jesus diz que devemos nos alegrar. Também nós estamos no coração de Deus e na sua mente permaneceremos até a ressurreição para os novos céus e a nova terra.