O que quer dizer pródigo na Bíblia?

Perguntado por: zcurado . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 3 votos

Aquele que esbanja, gasta mais do que possui ou necessita. Esbanjador, gastador ou perdulário.

Que gasta muito, de forma desmedida: 1 gastador, esbanjador, dissipador, desperdiçador, dilapidador, desbaratador, perdulário, prodigalizador, largueador.

Essa parábola explica bem a relação que Deus tem com o pecador. Nós sempre seremos aceitos de volta onde o amor for verdadeiro. Nunca será tarde demais para demonstrar seu arrependimento! Como pai, Deus não guarda mágoas de seus filhos e sempre ficará feliz ao tê-los por perto.

2 “Pródigo é, portanto, o indivíduo que gasta desmedidamente, dissipando seus bens, sua fortuna”3.

O pródigo é aquele que dilapida de forma imoderada seus bens e dinheiro colocando em risco ou a efetiva perda de seu patrimônio. Diante deste ato compulsivo, os pródigos podem ser interditados judicialmente tendo alterada sua capacidade civil para relativamente capaz mediante sentença judicial transitada em julgado.

Então vê se não esquece: pródigo é gastador, esbanjador, ou muito generoso. Ex.: ele foi pródigo em elogios a ela. Prodígio é talentoso, excepcional, maravilhoso.

A forma [pródiga]é [feminino singular de pródigo] .

O filho cometeu vários pecados muitas vezes e gastou todo o dinheiro. No final, não tinha mais dinheiro para comprar comida. Ele estava com muita fome, então pediu ajuda a um homem. O homem o contratou para dar comida aos porcos.

As características do filho pródigo
Ele quer ter o poder de decidir o que fazer com sua vida, da forma que lhe agradar, da maneira que lhe convier. Quer decidir com quem sair, onde ir, a que horas voltar e, se volta pra casa. É o tipo “eu sou dono do meu nariz e faço o que quero com minha vida”.

Sermão: 'Os 7 Erros do Filho Pródigo' PDF

  • ERRO: – O DINHEIRO É A FONTE DA FELICIDADE.
  • ERRO: – DESONRA AO SEU PAI.
  • 3º: – ERRO DE PRIORIDADE.
  • ERRO: DESPERDÍCIO.
  • ERRO: – FALTA DE PREVISÃO.
  • ERRO: – FALTA DE PREPARO.
  • ERRO: – CONFIAR NAS PESSOAS ERRADAS.

O texto de Lucas (Lc 15, 11-32) apresenta três personagens emblemáticos: o pai, o filho mais novo (o denominado “pródigo”) e o filho mais velho (o que permaneceu junto ao pai na propriedade da família).

Previsto no Código de Processo Civil, o processo de interdição por prodigalidade é um ato legal e se destina a resguardar os bens do incapaz evitando a dilapidação do patrimônio,, assim como a herança dos filhos e dos demais futuros beneficiários.

A interdição do pródigo só o privará de, sem curador, emprestar, transigir, dar quitação, alienar, hipotecar, demandar ou ser demandado, e praticar, em geral, os atos que não sejam de mera administração.

Ébrio habitual consiste no sujeito que faz uso de bebida alcoólica costumeiramente. O termo é utilizado para caracterizar uma pessoa em estado de dependência física e psicológica do álcool.

John MacArthur

É uma história sobre a família, um pai e seus dois filhos, uma narrativa de rebeldia, arrependimento e incompreensão. Esta parábola tem a ensinar tanto a cristãos quanto a pessoas de outras religiões. Mas existe uma parte dessa história que não foi contada. É justamente por isso que John MacArthur escreveu este livro.

A Mãe do filho prodigo é a Igreja. filhos e filhas. cada vez mais a tudo o que Deus quer realizar em nós!

O pai não reconhece seu filho como um escravo e nesta parábola dá ao filho a melhor roupa, uma túnica de tecidos leves e confortáveis. Este gesto mostra que o Pai não recebe o filho de volta apenas como seu jornaleiro, muito menos meu escravo, ele diz a todos que enxergam o filho que êle continua sendo seu filho.