O que quer dizer processo encaminhado para o processamento de grupos e câmaras?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

Respostas 1 Resposta. Boa noite, significa que há um recurso cujo julgamento está para ser agendado.

Entre 24h e 48h a partir do protocolo da ação, a depender da complexidade do caso.

Esse grupo tem por objetivo agilizar o desfecho dos processos e contribuir para que o Tribunal possa atingir boas metas de produtividade. Pode ser considerado meritório o fato de que pretende contribuir, como afirma o próprio tribunal, para uma entrega mais célere da prestação jurisdicional.

A Lei Federal nº 13.728, de 31/10/2018, fixou o prazo de 15 (quinze) DIAS ÚTEIS para o trânsito em julgado do acórdão das Turmas Recursais. Em caso de julgamento de embargos de declaração, com nova prolação de acórdão, há a interrupção do prazo e torna-se o cômputo de 15 (quinze) DIAS ÚTEIS.

O prazo para pagamento após o trânsito em julgado é de 15 dias após a intimação do executado na fase de cumprimento de sentença.

A partir desse momento, isto é, após a publicação no DJe é que a decisão produz todos os seus efeitos jurídicos. Concluído o julgamento de um processo pelo colegiado, os autos são enviados para o gabinete do ministro que redigirá o acórdão e elaborará a ementa do julgado.

Significado de Processamento
substantivo masculino Ato de processar, de formar um processo, de reunir os papéis e documentos relativos a um processo. Andamento de um processo; seguimento, encadeamento.

O processamento de dados ocorre em diversas etapas. A entrada dos dados acontece por meio do hardware que os coleta em sua memória e distribui para o processador — e posteriormente para o software encarregado de fazer a sua recepção, análise, tratamento e dar saída em informações que vão gerar conhecimento.

A página será sinalizada com a mensagem “Em processamento”, o que significa que a proposta foi recebida e ainda está em análise de aprovação pelo órgão do governo. O status permanecerá por pelo menos 48 horas.

O prazo médio de tramitação de um processo judicial no Brasil é de 2 anos e 3 meses do seu ajuizamento até a sua baixa. Em análise por espécie de justiça, verifica-se que na justiça estadual esse prazo médio é de 2 anos e 7 meses; na federal é de 1 ano e 8 meses; na justiça do trabalho é de 1 ano e 2 meses.

Tempo médio de demora dos processos no Brasil
Segundo a edição mais recente do relatório Justiça em Números, com dados coletados até 31/12/2020, o tempo médio para um processo permanecer no acervo dos tribunais é de 5 anos e 2 meses.

18 meses

Em média, o processo na Justiça contra o INSS dura 18 meses. Porém, é preciso analisar com seu advogado o período aproximado que duram os processos judiciais na sua região ou Estado. Mesmo assim, existem processos que são mais complexos, precisam de perícias e outras questões que podem atrasar o andamento.

8º – Os Grupos de Sentença serão formados para atuação nos 1º, 2º e 3º quadrimestres de cada ano. § 1º – No mês anterior a cada quadrimestre, a COMAQ providenciará aviso com prazo para as inscrições e com indicação da meta fixada.

Após a assinatura da sentença, caso as partes já tenham tomando ciência, o processo é movimentado para a tarefa 'Aguardando prazo – ED'. Caso exista algum ato aguardando a ciência pelas partes, o processo ficará na tarefa 'Aguardando ciência' até que todas elas sejam consumadas.

Quando o processo vai para o Tribunal, ele é analisado não apenas por um, mas por três juízes, chamados de desembargadores. Ao final dessa análise, os desembargadores chegam à sua conclusão sobre o processo, entrando em uma espécie de acordo sobre ela. Essa decisão coletiva é chamada de ACÓRDÃO.

É possível realizar a consulta de maneira gratuita e fácil pela internet, através do site do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da sua região.. A forma de consulta mais comum é pelo número do processo, o qual pode ser obtido junto ao seu advogado.

O resultado final do julgamento feito pela turma recursal recebe o nome de acórdão.

Quanto tempo depois da audiência de instrução sai a sentença? Conforme o artigo 366 do Código de Processo Civil, após o encerramento do debate ou a apresentação das razões finais, o juiz tem o prazo de 30 dias para proferir a sentença.

A consulta pública aos processos trabalhistas está disponível no site do tribunal (trt8.jus.br), bastando digitar o número do processo no campo denominado "Consulta Processual" e em seguida clicar no botão "Consultar".

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.