O que quer dizer presença de leucócitos Polimorfonucleares?

Perguntado por: abarros5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A presença de leucócitos polimorfonucleares sugere processos inflamatórios (especialmente infecciosos bacterianos), linfomononucleares sugerem processos inflamatórios de modo geral crônicos, e eosinófilos podem estar associados a processos alérgicos (e mais raramente parasitários).

Polimorfonucleares neutrófilos (Figura 18) – São células pequenas de aproximadamente 7 micra, com núcleo segmentado de até 5 lobulações. Nos processos inflamatórios estão presentes em grande número, transformando, por vezes, os esfregaços em esfregaços purulentos.

Se houver alguma infecção ginecológica em curso, o laudo pode indicar a presença de leucócitos (células de defesa) e o nome do germe invasor, como, por exemplo, Gardnerella ou Candida albicans.

Tratamento: cefotaxima 2g IV de 8/8h ou cefuroxima 1500 IV 8/8h por 7 dias. Se hemocultura positiva, manter antibioticoterapia por 14 dias. Ceftriaxone 2g IV /dia pode ser alternativa no caso da falta dos dois primeiros.

Os leucócitos, também chamados de glóbulos brancos, são células incolores que atuam principalmente na defesa do corpo, protegendo-o contra organismos invasores e desencadeando respostas imunológicas. Os leucócitos são produzidos na medula óssea, local onde a maioria também amadurece.

É caracterizada pela presença de alterações celulares epiteliais, geralmente determinadas pela ação de agentes físicos, os quais podem ser radioativos, mecânicos ou térmicos, ou, ainda, químicos como medicamentos abrasivos ou cáusticos, quimioterápicos e acidez vaginal sobre o epitélio glandular.

Portanto, se o seu resultado de prevenção indica inflamação e há ausência de infecções sintomáticas locais, não se preocupe, pois este resultado é normal. Afinal, a inflamação é um processo natural do seu corpo na tentativa de defender o seu organismo em manter você e o seu corpo bem.

O colo do útero é formado por um tecido escamoso e esse tecido escamoso se junta com o tecido glandular da face interna do útero. Como esse colo do útero tem uma agressão contínua, como alteração de pH, vida sexual, corrimento, cervicite, ele acaba trocando de célula continuamente.

As amostras de algumas mulheres também podem mostrar alterações celulares reativas, que é a forma como as células cervicais aparecem quando existe infecção ou outra inflamação. Isso significa que as células que revestem o colo do útero ou a vagina apresentam alterações que podem ser câncer ou pré-câncer.

Epitélio escamoso ou epitélio pavimentoso é um epitélio caracterizado por sua camada de células mais superficiais e ser constituída por células planas parecidas com escamas.

Se o seu exame acusou:
Se você já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos; infecção pelo HPV ou lesão de baixo grau: você deverá repetir o exame daqui a seis meses; lesão de alto grau : o médico decidirá a melhor conduta.

Não existe um valor que define um nível preocupante de leucócitos. Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3. O que acontece, geralmente, são os valores estarem um pouco acima ou abaixo deste parâmetro.

Portanto, se o seu resultado de prevenção indica inflamação e há ausência de infecções sintomáticas locais, não se preocupe, pois este resultado é normal. Afinal, a inflamação é um processo natural do seu corpo na tentativa de defender o seu organismo em manter você e o seu corpo bem.

- Células Plurinucleadas (polinucleadas): possuem vários núcleos. Exemplo: células das fibras musculares. - Células anucleadas: não possuem núcleo. Exemplo: células das hemácias dos animais mamíferos.

Existem vários tipos de leucócitos, que podem ser classificados de acordo com sua morfologia nuclear: mononucleares (linfócitos T, linfócitos B, células exterminadoras ou natural killer, monócitos, macrófagos e células dendríticas) ou polimorfonucleares (neutrófilos, eosinófilos, basófilos e mastócitos).

Os leucócitos, também denominados glóbulos brancos, são um grupo de células constituído por neutrófilos, basófilos, eosinófilos, linfócitos e monócitos que têm a função de proteger o organismo contra infecções.

Os granulócitos, também conhecidos por polimorfonucleares, são assim chamados por apresentarem granulações específicas no citoplasma e núcleo multilobulados, dispondo seu núcleo de forma irregular. Eles distinguem-se em três tipos de granulócitos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos.

neutrófilos

Os macrófagos e neutrófilos são as células centrais da imunidade inata. Os neutrófilos são leucócitos polimorfonucleares presentes em grande quantidade no sangue e ausentes em tecidos normais. Eles têm vida média muito curta, sobrevivendo apenas algumas horas após deixar a medula óssea onde são formados.