O que quer dizer placenta posterior alta?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Na maioria das gestações, a placenta localiza-se na parte posterior alta, que é uma região oposta ao colo do útero, que é por onde o feto deverá sair em caso de parto normal.

As duas posições são perfeitamente normais e boas para o desenvolvimento do feto. A única diferença é que no caso da placenta anterior a mamãe pode demorar um pouco mais para sentir os movimentos do bebê, pois a placenta acaba agindo como uma espécie de "amortecedor" para os pontapés do baby.

É normal a placenta estar no baixo útero no início da gestação, onde completa seu crescimento por volta da 12ª semana e pode continuar crescendo. Porém no terceiro trimestre a placenta deve estar no topo do útero, de forma que o colo do útero esteja livre para o parto.

Para ter certeza ou receber um diagnóstico mais preciso, seu médico talvez precise fazer uma ultrassonografia transvaginal, utilizando uma sonda que é inserida na vagina para a realização do exame.

Tipos de Placentas

  • As placentas podem variar de acordo com a implantação de sua parte fetal na mucosa uterina. Elas podem ser de dois tipos, indecídua e decídua. ...
  • Placenta Indecídua Difusa. ...
  • Placenta Indecídua Cotiledonária. ...
  • Placentas Decíduas. ...
  • Placenta Decídua Zonária. ...
  • Placenta Decídua Discoide.

Trata-se de uma anomalia genética que pode surgir nas mulheres a partir da fecundação. A “mola” é, então, uma má formação do tecido placentário no princípio de uma gravidez em que o embrião não se desenvolveu normalmente.

Tenha uma alimentação saudável e balanceada, com muitas frutas, legumes e verduras frescas e poucos alimentos processados, açucarados e fritos. Exercite-se regularmente durante a gestação para aumentar o suprimento de oxigênio do seu corpo.

Grau I: comum no terceiro trimestre da gravidez. A placenta começa a apresentar sinais de desgaste, calcificação e textura ondulada. Geralmente se mantem assim até as 28 – 30 semanas.

Grau 3 é o grau máximo de maturidade da placenta.
Lembrando que o grau 0 é o melhor de todos. Indica que a placenta não tem nenhum sinal de maturidade e que a gestação está bem.

Antes de cair, o bebê pode girar, de modo que a parte de trás da cabeça esteja voltada para a frente da barriga, com a cabeça para baixo. Então, o bebê pode cair na pélvis. Quando o bebê se instala na pélvis, os médicos descrevem-no como envolvido. Isso significa que está pronto para o nascimento.

Já aquela placenta que chega ao grau III com 37-38 semanas, não há com que se preocupar, já que está envelhecendo conforme a gestação chega ao final, ou seja, É NORMAL.

“O diagnóstico é feito por meio de ultrassom obstétrico, de preferência via transvaginal. A chance da placenta 'subir' após 28 semanas de gestação é baixa”, pontua Noronha.

O sexo na gravidez é contraindicado nas gestações complicadas com placenta prévia, sangramentos, possibilidade de aborto, descolamento de placenta e algumas outras condições.

1A placenta é um órgão exclusivo da gravidez e possui diversas funções importantes para a formação de um bebê. 2O stress oxidativo é um tipo de desequilíbrio biológico que faz com que a placenta envelheça. 3O uso de álcool e de tabaco são dois dos principais fatores que influenciam no envelhecimento da placenta.

Os fatores de risco para placenta prévia incluem:

  • Multiparidade.
  • Cesariana prévia.
  • Anormalidades uterinas que inibam a implantação normal (p. ex., miomas, curetagem anterior)
  • Cirurgia uterina prévia (p. ex., miomectomia) ou procedimentos [p. ...
  • Tabagismo.
  • Gestação multifetal.
  • Idade materna avançada.