O que quer dizer PIS convertido?

Perguntado por: eAvila3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Depois de certa dificuldade, consegui descobrir que meu PIS foi "CONVERTIDO", ou seja, trocaram o número, e nem ao menos me avisaram. Acabei tendo que ligar no 0800, e lá tive que atualizar meus dados, por fim recebi a orientação que deveria cadastrar novamente o novo número para continuar recebendo.

Quando não entregues pelo empregador as guias para habilitação no seguro desemprego, há possibilidade de conversão da obrigação de fazer em indenização substitutiva.

Para saber se vai ter direito ao abono salarial do PIS/Pasep em 2023 (ano-base 2021), o trabalhador deverá consultar as informações do valor, data e banco de recebimento pela Carteira de Trabalho Digital (no site ou no aplicativo) ou por meio do portal Gov.br a partir do dia 5 de fevereiro.

Como Consultar informações do PIS/PASEP?

  1. Aplicativo Caixa Trabalhador (Android/iOS);
  2. Site da Caixa;
  3. Central de Atendimento PIS: 0800 726 0207.

A primeira é pelo Aplicativo Caixa Trabalhador, dispna página do PIS no site da Caixa. Nele, basta escolher as abas "Você", "Serviços Sociais", "PIS", "Consulta o Pagamento" para verificar os dados. A outra forma de verificar o cadastro é pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão: 0800 726 0207.

Desde 2019, qualquer pessoa que tenha um CPF pode baixar o aplicativo "Carteira de Trabalho Digital" na loja de aplicativos do seu celular e habilitar o PIS na carteira de trabalho digital. Só é preciso autenticar a conta no site do governo federal.

Para normalizar as pendências e conseguir habilitar o saque do abono salarial é necessário entrar em contato com o Ministério do Trabalho pelo número 158 e solicitar orientação de como resolver o problema.

O banco informa o prazo de 48 horas para que o cadastro seja atualizado, mas em alguns casos a atualização cadastral é finalizada antes disso. O usuário deve seguir acessando o Caixa Tem para conferir se o acesso a conta já foi normalizado.

Se você tirou uma nova carteira de trabalho, pode acidentalmente ter dois números de PIS. Nesse caso, um novo empregador pode ter feito um registro diferente do seu nome junto ao Ministério do Trabalho.

Você deve acompanhar a situação da análise do recurso no portal gov.br ou pelo aplicativo SINE-Fácil. Escolha a opção “Consultar Seguro-Desemprego”.

Para regularizar essa duplicidade em seus números de PIS é necessário fazer um agendamento de atualização cadastral no INSS pelo site ou pelo fone 135 e no atendimento pedir o agrupamento de NIT/PIS e assim ter todas as informações compiladas em um mesmo cadastro.

Como consultar o saldo do PIS pelo Caixa Tem?

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.
  2. Insira seu CPF e senha de acesso aos serviços Caixa para fazer o login;
  3. clique em “Não sou um robô”;
  4. veja a lista de serviços disponível e selecione “Abono salarial”.

por crédito pelo CAIXA Tem, em conta poupança social digital, aberta automaticamente pela CAIXA; nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui utilizando o Cartão Social e senha; em agência da CAIXA, apresentando o número do PIS e um documento oficial de identificação.

Calendário do PIS 2023
Quem tem conta na Caixa receberá o crédito automaticamente; os demais terão uma conta aberta no Caixa Tem. Quem recebe? Vai receber o PIS em 2023 quem trabalhou com carteira assinada em 2021 e recebeu, em média, até dois salários-mínimos.

Identidade. CPF. Título de Eleitor. Certidão de Casamento ou Nascimento.

Como atualizar

  1. Baixe o formulário. Clique em Baixar formulário. ...
  2. Separe as documentações. Consulte a lista no box ao lado e certifique-se de ter tudo em mãos antes de conversar com o seu gerente.
  3. Converse com seu gerente. Entregue a ele o formulário preenchido e assinado juntamente com as documentações.

O trabalhador deve consultar no portal do governo para saber se o empregador enviou as declarações necessárias dentro do prazo. Caso esteja tudo correto, o trabalhador deverá buscar esclarecimento sobre sua situação pelo telefone 158 ou então em alguma agência do Ministério do Trabalho e Previdência.

O site irá mostrar a situação do abono salarial. é preciso que a “situação” esteja com status “entregue” e a “Data de Entrega” tenha sido feita até o dia 30 de agosto de 2021. Se estiver tudo certo, é preciso lembrar que o Governo Federal informou que está atualizando todo o sistema até dia 31 de janeiro.

O QUE FAZER SE O PIS 2023 NÃO CAIR NA CONTA? Se você tiver atendido a todos os critérios para recebimento PIS 2023 e, após consulta, o valor não tiver sido identificado na conta, o trabalhador deve entrar em contato com a CAIXA Econômica Federal.

MEU PIS NÃO CAIU NA CONTA DA CAIXA
O problema pode ser um erro no sistema de cadastro e, por isso, a instituição pode informar o que o trabalhador deve fazer.