O que quer dizer piloro centrado e Pervio?

Perguntado por: desteves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Piloro centrado e pérvio é o que se espera encontrar quando visualizamos o piloro - que está entre o estômago e o duodeno. Ou seja, pelo que você está descrevendo a única alteração foi que o estômago está um pouco mais vermelhinho que o habitual. Espero ter ajudado.

Quer dizer que no estômago foi evidenciado apenas uma gastrite moderada. Não há nada de mais além dessa gastrite. Para falar de todo laudo da endoscopia ainda falta a descrição do esôfago e duodeno.

O tratamento da estenose hipertrófica do piloro é sempre cirúrgico. Além disso, o procedimento pode ser tanto pela via aberta tradicional, quanto através da técnica minimamente invasiva (videolaparoscopia). Em ambos os casos, a anestesia geral é necessária.

Piloro. Última parte do estômago, age como uma válvula para controlar o esvaziamento do conteúdo do estômago para o intestino delgado.

A Endoscopia Piloroplastia é um procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de alargar a abertura na parte inferior do estômago (piloro). Isso para que o conteúdo do estômago possa ser esvaziado para o intestino delgado (duodeno). O piloro é uma área muscular espessa que, quando elevada, a comida não pode passar.

Quais sintomas ela provoca?

  • dor estomacal ou intestinal;
  • sensação de queimação na barriga;
  • diminuição do apetite;
  • emagrecimento progressivo;
  • enjoo e vômito;
  • sensação de estufamento;
  • presença de arrotos frequentes;
  • fezes com a presença de sangue.

O intestino delgado é a maior parte do aparelho digestivo. Ele se estende desde o estômago (piloro) até o intestino grosso (ceco) e consiste em três partes: duodeno, jejuno e íleo.

Esse teste para H. pylori é rápido e feito durante a endoscopia com o teste da urease. O fragmento é analisado em uma solução de ureia e um marcador de pH. Sua coloração modifica quando há urease bacteriana, que leva à alcalinização da solução, permitindo identificar a presença da bactéria.

O único meio para se fazer o diagnóstico preciso de gastrite é através da endoscopia com biópsia da mucosa gástrica. Isto porque, por definição, gastrite é um diagnóstico histológico (alteração a nível celular – vista ao microscópio).

O resultado do exame
Ali, o endoscopista identifica lesões, presença de massas, sangramentos e outras alterações no esôfago, no estômago e por aí vai. Todas essas informações são colocadas em um laudo. Se a verificação não for suficiente, o médico complementa a endoscopia com uma biópsia e outros testes.

Em alguns casos, a úlcera na região do piloro pode provocar inchaço da mucosa e obstrução à passagem dos alimentos, provocando sensação de plenitude epigástrica (estômago cheio), saciedade precoce (ficar satisfeito com pouca quantidade de comida) e vômitos alimentares após as refeições.

Piloro: Situa-se na porção inferior do estômago. O piloro é caracterizado por uma válvula muscular que faz a comunicação entre o estômago e o intestino delgado.

Uma massa pilórica semelhante a uma azeitona, discreta, firme, móvel, de 2 a 3 cm, é as vezes palpável no fundo do lado direito do epigástrio.

O duodeno é a primeira parte do intestino delgado, que é composto por duodeno, jejuno e íleo. O duodeno tem comprimento médio de 26 cm e estende-se do piloro até a flexura duodenojejunal.

Pode-se dizer que o estômago médio comporta de 1 a 1,3 litro. Para os obesos, chega a 1,5 litro. É difícil calcular isso em gramas. Se for apenas líquido, cabe entre 1 e 1,3 quilo.

O estômago humano tem um volume interno de 75 mililitros, mas ao relaxar sua parede muscular é capaz de expandir o volume interno para 2 litros ou mais – ou seja, quase 25 vezes o tamanho normal.

Classicamente, o acesso ao piloro é feito por incisão abdominal oblíqua direita, de 2 cm a 3 cm de extensão, sem secção dos músculos abdominais. Há alguns anos tem-se preferido utilizar incisão semicircular em torno da cicatriz umbilical, com boa eficácia e melhores efeitos estéticos.

Quando positivo, significa que a bactéria está presente no organismo. Dessa forma, com o diagnóstico correto é possível realizar o melhor tratamento ao paciente, proporcionando mais qualidade de vida e bem-estar.