O que quer dizer pH 5 na urina?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Uma urina saudável costuma ser levemente ácida, com valores que vão entre 5,5 e 7,5. Contudo, se o exame apontar que a urina está com 8 ou mais na escala de pH, quer dizer que o líquido está mais voltado para o alcalino ou básico. Se o valor for 5 ou menor, pode ser um indício de que há uma acidez excessiva.

Um pH urinário baixo é o fator mais importante que leva à formação de cálculos de ácido úrico. O ácido úrico é um ácido orgânico fraco, com um pKa de 5,5. A um pH tão baixo, o ácido úrico solúvel cristaliza.

Para um paciente saudável, além do pH da urina estar entre 5,5 e 7,5, em média, a densidade precisa constar entre 1,005 e 1,030 e ter a ausência de glicose, cetonas, proteínas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio e nitrito.

A presença de leucócitos aumentados no exame de urina é um indicador de infecção urinária, porém não é um achado específico desta doença. O número de leucócitos no exame também não é um indicador de gravidade. Dessa forma, uma quantidade maior de leucócitos na urina não significa que a situação se agravou.

Na leitura do sedimento urinário, os leucócitos são considerados anormais em contagens acima de 10.000/mL, independentemente de sua morfologia.

- Amarelo claro: essa é a cor ideal. - Amarelo escuro: pode ser considerado normal, mas é um sinal de que é necessário beber mais água. - Âmbar ou mel: esse é um sinal de desidratação. - Laranja: pode ser falta de água ou reflexo de pigmentos da comida.

dietas ricas em alimentos alcalinos — consumo elevado de alimentos alcalinos, como vegetais de folhas verdes, frutas cítricas e alimentos ricos em potássio, aumenta o pH urinário.

O pH é a unidade de medida que descreve esse grau de acidez ou alcalinidade, medida numa escala de 0 a 14. Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.

Acidose - pH abaixo do normal
O pH ácido provoca sintomas como falta de ar, palpitações, vômitos, sonolência. e desorientação. No casos mais graves, pode ainda provocar a morte, se não for tratado adequadamente.

Um pH abaixo de 7,2 significa que a água pode se tornar corrosiva e, assim, causar danos às superfícies e aos equipamentos.

Quando o pH está baixo, ela se torna muito ácida, e isso pode fazer os olhos e o nariz queimarem, além de deixar a pele bastante seca.

O pH do sangue é considerado levemente alcalino, pois o normal é que o seu índice fique entre 7,35 e 7,45. Quando há uma alteração nesses valores, para mais ou para menos, a saúde do paciente fica em risco. É justamente nessas alterações que se caracterizam os quadros de acidose e alcalose.

Assim, o pH serve para nos indicar se uma solução é ácida, neutra ou básica. A escala de pH varia entre 0 e 14 na temperatura de 25ºC. Se o valor do pH for igual a 7 (pH da água), o meio da solução (ou do líquido) será neutro. Mas se o pH for menor que 7, será ácido, e se for maior que 7, básico.

Urocultura. É o exame que detecta e identifica a presença de bactérias no trato urinário. Os rins e a bexiga são ambientes estéreis, onde normalmente não há bactérias, portanto, a urocultura pode indicar a presença delas. Neste exame, a urina é inoculada em meio de cultura.

O que significa “Infecção do trato urinário (ITU)”? ITU é definida pela presença de agente infeccioso na urina, em quantidades superiores a 100.000 unidades formadoras de colônias bacterianas por mililitro de urina (ufc/ml).

A chamada Pielonefrite ocorre quando a infecção chega aos rins, tornando-se a variação mais preocupante da infecção urinária, podendo levar a uma infecção generalizada e até mesmo o óbito do paciente.