O que quer dizer pessoas céticas?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

adjetivo Que não acredita em nada; que tende a duvidar de tudo; descrente. Sem crenças; que não professa uma religião; desprovido de fé; incrédulo. Diz-se da pessoa partidária do ceticismo, da doutrina segundo a qual seria impossível obter a certeza, num determinado âmbito do conhecimento.

Por sua vez, a International Federation of Accountants (Ifac) define o ceticismo profissional como “a postura que inclui uma mente questionadora e alerta para condições que possam indicar possível distorção devido a erro ou fraude e uma avaliação crítica das evidências de auditoria.” (NBC TA 200, par.

Ceticismo, vindo do grego "sképsis" (análise ou observação), é uma abordagem que enfatiza a dúvida e o questionamento. Hoje, refere-se a pessoas que são naturalmente questionadoras e relutantes em aceitar afirmações sem verificação.

Cético, além de se referir a uma pessoa que não acredita ou não tem fé, também pode se referir a pessoas que possuem o costume de questionar as crenças ou as ideias sobre um assunto. Assim, cético pode ser definido como o indivíduo que costuma questionar as verdades absolutas ou popularmente aceitas.

Os céticos consideram que nenhuma destas fontes de justificação é confiável e que nenhuma justificação é apropriada, o que torna impossível o conhecimento. Três dos principais argumentos céticos são: o das opiniões divergentes, o das ilusões dos sentidos e o da regressão infinita da justificação.

O cético questiona tudo o que lhe é apresentado como verdade e não admite a existência de dogmas, fenômenos religiosos ou metafísicos. O cético pode usar o pensamento crítico e o método científico (ceticismo científico) como tentativa de comprovar a veracidade de alguma tese.

Pirro

Por que o ceticismo foi, na história da filosofia, ignorado e traído em sua intenção e valor? O fundador do ceticismo grego foi Pirro (fim do IV séc. a.C.). Ele não deixou nenhum escrito filosófico.

1 dúvida, descrença, desconfiança, incredulidade, cepticismo, pirronismo, suspeição, suspicácia.

É aquele tipo de gente que sente prazer em dizer coisas como: “não vai dar certo” – não importa do que se trate,qual a situação, ou o contexto, a atitude é sempre de negação. No espírito questionador, o verdadeiro cético é aquele que não se contenta com as verdades aparentes, com as primeiras conclusões.

Uma outra dica para convencer pessoas céticas é a mudança do seu discurso durante o diálogo, de forma que a outra parte se torne mais receptiva. Além do uso do rapport, que vai criar um comportamento mais empático da outra parte, é possível mudar o “tom” das suas palavras.

Ser cético é, portanto - e acima de tudo - ser vulnerável. Significa sujeitar-se à prova, mesmo que essas abalem substancialmente tudo o que você entende como verdadeiro. É a disposição a ser refutado e, consequentemente, de aprimorar o que você já tem de conhecimento sistematizado.

Os céticos negavam o dogmatismo filosófico, afirmando, portanto, que seria impossível se conhecer de fato a realidade, pois sua natureza absoluta era inegavelmente incompreensível aos seres humanos. Neste ponto, segundo os céticos, apenas podemos afirmar com as coisas nos parecem, mas nunca como são de fato.

O ceticismo, então, critica a capacidade da razão humana em estabelecer provas filosóficas. Ele se opõe, portanto, não à religião, mas ao dogmatismo. “Dogma, em grego, significa 'acreditar'.

Quando falamos de ceticismo, geralmente queremos dizer uma atitude de dúvida em relação ao que os outros proclamam como fatos . Ou seja, a tendência de não acreditar logo de cara nas opiniões, crenças ou declarações de terceiros, a menos que sejam apoiadas pelas evidências necessárias.

1 derrotista, céptico, negativo, pessimista, herege, herético. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que duvida de tudo: 2 desconfiado, descrente, incrédulo, pirrônico, descrido.

adjetivo Incrédulo; que não crê; sem crenças; que não acredita em nada. Herege; que não possui fé religiosa; que se opõe ao que está relacionado com as crenças de outra(s) pessoa(s). Desconfiado; que duvida de tudo; que expressa desconfiança.

Dogmático é um adjetivo que qualifica alguém ou algo como seguidor de um dogma; dogmatismo. Ou seja, um indivíduo que aceita determinada coisa como verdade absoluta e não abre espaço para discussões.