O que quer dizer paraparesia?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

"Paraparesia" indica fraqueza em ambas as pernas com menor gravidade que a paraplegia. Embora o distúrbio também seja tipicamente referido como paraplegia espástica hereditária, o grau de fraqueza é variável desde nenhuma fraqueza, leve fraqueza a fraqueza acentuada (paraplegia).

Exames para Diagnóstico da Paraparesia Espástica Hereditária

  1. Exames Laboratoriais. ...
  2. Ressonância. ...
  3. Exame de Eletroneuromiografia e Teste Genético.

As pessoas com paraplegia espástica hereditária têm reflexos exagerados, cãibras e espasmos, dificultando a marcha. Os médicos procuram outros membros da família que tenham a doença, descartam as doenças que possam causar sintomas semelhantes e podem fazer exames genéticos.

Como em todos os distúrbios hereditários, a causa da Paraparesia Espástica Hereditária são mutações genéticas. Cada um dos mais de 80 tipos genéticos de SPG é devido a mutações em um gene diferente.

Tratamento. A perda de força, nesse caso a paresia, pode ser diagnosticada e tratada através da neurocirurgia, que é uma especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de pessoas que apresentam lesões no cérebro, medula, nervos periféricos e coluna.

CID 10: G821 CID
O código é G821, a descrição é paraplegia espástica, classificado como não tem dupla classificação, a restrição para o sexo pode ser utilizada em qualquer situação, causador de óbito não há restrição, com referência não há e os códigos que agora são G821 não há nenhum.

Paresia é a diminuição da força. Paralisia é a perda completa da força e da contração muscular. Estes sintomas podem aparecer em diversas doenças e podem variar desde uma redução de força em um dedo até a perda de todos os movimentos.

Sendo assim, paraplegia é quando não mexe da cintura pélvica para baixo e, a tetraplegia, os quatro membros. Existe ainda a paraparesia e a tetraparesia, que consistem na diminuição dos movimentos.

Paresia é uma fraqueza menos intensa. Na paresia, a distribuição da fraqueza ajuda a indicar o local da lesão. A lesão ocorre em uma das vias motora, piramidal ou extrapiramidal, ou ainda pode ocorrer no sistema nervoso periférico, principalmente na junção neuromuscular.

As pessoas têm fraqueza, rigidez e espasmos musculares nas pernas, dificultando o caminhar e muitas têm incontinência urinária. Para diagnosticar a doença, os médicos perguntam sobre possível exposição ao vírus e fazem uma ressonância magnética, punção lombar e exames de sangue.

A paralisia flácida é uma manifestação clínica caracterizada por fraqueza ou paralisia e por redução do tônus muscular sem outra causa óbvia (e.g., trauma). Essa condição anormal pode ser causada por uma doença ou por um trauma que afete os nervos associados aos músculos acometidos.

Adriana em seu relato diz: "A criança com espasticidade, muitas vezes adquire posicionamentos indesejáveis das articulações, o que pode prejudicar a marcha ou mesmo seu posicionamento para ortostatismo (manter-se em pé, em posição ereta).

Significado de espástico
De mesma natureza do espasmo, de uma contração muscular involuntária. [Fisiologia] Hipertônico; diz-se do estado em que há excesso de contração muscular, impossibilitando ou dificultando o movimento. Etimologia (origem da palavra espástico).

Diagnóstico da Paralisia Cerebral Espástica

  1. Ressonância Magnética.
  2. Tomografia computadorizada.
  3. EEG (eletroencefalograma)
  4. Ultrassom.