O que quer dizer P em uma assinatura?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

O P significa «pede» e não «por».

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (orient. de João Malaca Casteleiro) indica que a abreviatura p. p. é utilizada para referir «próximo passado» e «por procuração» (igual sentido encontrámos neste guia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), enquanto pp.

Uma dúvida comum é querer saber o que significa p/ na assinatura quando se vai assinar documento por outra pessoa. Uma vez que você tenha a procuração, já pode assinar em nome da outra pessoa, ainda que deva escrever sempre por procuração (p.p.) antes da sua assinatura.

E "Ass." como normalmente encontramos nos nossos documentos? Muito obrigada pela vossa atenção. A abreviatura ass.

Procuração é um documento formal em que uma pessoa concede a outra poderes para que esta possa representá-la em seus atos.

Já os analfabetos e aqueles que não puderem assinar terão a procuração assinada por alguém que os represente no ato junto ao cartório, o que é chamado de assinatura por alguém a seu rogo, ato que é praticado perante o tabelião responsável, que tem fé pública e que possui absoluta validade.

p. p.

Obrigada. A abreviatura da expressão «por procuração» é p. p., igual à de «próximo passado» e à de «pronto pagamento». Como sabe, nestes casos, é o contexto a determinar a expressão em causa.

Então, o que significa P.S.? Esta é uma abreviação que significa pós-escrito. Ele vem da palavra postscriptum, do Latim. Se traduzido, o significado é “escrito depois”. Portanto, não deve ser surpresa que qualquer coisa que esteja no P.S. venha depois que o restante da carta já tiver sido feito.

Para fazer uma procuração, você precisará informar uma série de dados do outorgante e do outorgado, como nome, endereço, profissão, nacionalidade, número de documento, entre outros. Depois, deve especificar o objetivo da procuração e quais são exatamente os poderes outorgados.

procurador = Proc. professor, professores = Prof., Profs.

A assinatura a rogo é uma forma de assinatura de documentos utilizada para situações em que a pessoa não saiba ou não possa assinar. O que acontece é, então, que a pessoa carimba o seu dedo no lugar da assinatura, podendo outra pessoa que a representa assinar o documento.

A procuração pública é um documento feito no cartório, com auxílio de um tabelião. Isso reveste o documento de maior segurança jurídica, pois os atos do tabelião são presumidos como verdadeiros, até que se prove o contrário.

A assinatura a rogo se dá quando o usuário, maior e capaz, que não sabe ou não pode assinar um documento, por motivos justificáveis, a seu rogo (a seu pedido), ocasiona a assinatura de outra pessoa em seu lugar, na presença de duas testemunhas.

Duas abreviaturas vêm sendo corretamente empregadas. Pastor - P. ou Pr. Padre - P.