O que quer dizer Ouviram do Ipiranga as margens plácidas?

Perguntado por: rquarteira . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

As margens plácidas do (rio) Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. Plácido quer dizer calmo. Dom Pedro I vinha de Santos, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de declarar a independência do Brasil. Brado é grito.

Dom Pedro I estava próximo ao Rio Ipiranga quando proclamou a independência do Brasil. Esse é o brado (grito) a que se refere a letra, e o imperador aparece como um representante do povo brasileiro ou do povo heroico. O autor, Joaquim Osório, compara a liberdade conquistada pelo Brasil a um Sol com raios brilhantes.

A primeira estrofe descreve a beira tranquila do Rio Ipiranga, em São Paulo, por onde Dom Pedro I percorria seu trajeto quando proclamou a Independência do Brasil.

Significado de margem
Faixa exterior que circunda algo; beira, borda. Faixa de terra que cerca uma porção de água; orla, fímbria, riba. Espaço lateral, em branco, das páginas de um livro.

Fulguras, lábaro, clava e mais: conheça o significado de 10 palavras incomuns do Hino Nacional do Brasil.

Resposta: Essa parte do Hino se refere Independencia Brasileira, declarando que o Brasil nao era mais de Portugal. o grito "Independencia ou Morte!" de D. Pedro foi dado nas margens do Ipiranga.

O principal fato histórico ocorrido no bairro do Ipiranga é a Proclamação da Independência do Brasil, em 7 de Setembro de 1822, por Dom Pedro I, às margens do Ribeirão Ipiranga - fato este citado na primeira estrofe do Hino Nacional brasileiro e que leva o nome da região a toda a nação.

"Brado retumbante significa grito estrondoso. Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto. provoca eco." Esta é a voz do povo brasileiro!

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante. Pergunto: Quem ouviu, quem falou, o que foi que ouviu, o que foi que falou e onde estava quem ouviu e quem falou ?

Sendo o Hino solenemente cantado por todos os presentes dispensa-se o aplauso, pois afinal já se fez a apologia ao ato. Sendo interpretado por algum artista, se autorizado, aplaude-se o artista pela interpretação e não o Hino.

Deve-se ou não aplaudir o Hino Nacional após sua execução? O Hino Nacional, assim como a Bandeira, o Selo e as Armas são símbolos nacionais, de acordo com a lei nº 5700, de 1º de setembro de 1971. No referido dispositivo legal não há informação sobre obrigatoriedade ou proibição das palmas após a execução do Hino.

Explicação: Nessa estrofe, Joaquim Osório Duque Estrada idolatra o país, lembrando que a constelação Cruzeiro do Sul pode ser vista daqui, uma vez que ela só é visível no hemisfério Sul. E o teu futuro espelha (refletirá) essa grandeza.

A frase onde se canta: “Gigante pela própria natureza” representa claramente toda a grandeza do país Brasil, e toda a grandeza de suas terras, que tornam o país o quinto maior do mundo atualmente.

1 limites, confins, limiar, extremos, contornos, bordas, beiras, extremidades.

Significado de lacustre: Que está ou vive nas margens ou nas águas de um lago.

Ser marginalizado significa estar separado do resto da sociedade, forçado a ocupar as beiras ou as margens e a não estar no centro das coisas. Pessoas marginalizadas não são consideradas parte da sociedade. Marginalização social é a discriminação que ocorre a maioria da sociedade pobre ou com deficiência.

O hino da Espanha não tem letra, mas ao longo dos tempos, algumas tentativas foram feitas de colocar palavras nas melodia de 1761. Se diz na Espanha que “há um debate eterno” sobre colocar ou não letra no hino.

Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do cruzeiro resplandece.

Garrida é colorida, alegre, vistosa. Teus risonhos lindos campos têm mais flores do que a terra mais garrida (vistosa). Ou seja, nossa natureza é mais colorida e bela que a de outras terras.

O melhor exemplo que conheço é o da primeira frase do Hino Nacional: Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico o brado retumbante. Vamos achar o sujeito: Quem ouviu? Resposta: As margens plácidas; como o verbo tem que concordar com o sujeito, só pode ser ouviram.