O que quer dizer Oseias 66?

Perguntado por: obernardes3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Em Oséias 6, O Senhor Deus convida seu povo a voltar-se para Ele. O profeta mostra que essa volta para Deus é o princípio da restauração. Oséias esforça a nação a conhecer e a esforçasse para conhecer ao Senhor. A promessa é de que se eles fizerem isso, Ele se voltará para eles.

Significa que será um dia em que precisamos prestar mais atenção as coisas espirituais e no nosso relacionamento com Deus. Somente Deus é a autoridade final que decide se um mandamento faz sentido em um caso particular ou não.

O Senhor ordenou a Oseias que se casasse, e Oseias escolheu uma mulher chamada Gomer. O Senhor usou esse casamento como símbolo para ensinar aos israelitas a respeito de Seu relacionamento de convênio com eles. Os israelitas foram infiéis ao Senhor porque decidiram adorar deuses falsos.

Oseias 6 enfatiza temas de arrependimento, misericórdia de Deus e a necessidade de uma transformação espiritual genuína. Em Oseias 6, o povo de Israel expressa o desejo de retornar ao Senhor, reconhecendo a sua necessidade de cura e restauração.

O amor de Deus apresentado no livro de Oséias se resume nas seguintes palavras de Deus: “porque sou Deus e não homem” (Os 11;9). Essa é a razão para que Deus não desista de Seu povo, demonstrando imensa compaixão (Os 11:8).

Pouco se sabe sobre o profeta Oséias. Ele era filho de um homem chamado Beeri e viveu no tempo em que Israel estava dividido em dois reinos: Judá, a sul, e Israel, a norte. Oséias pregou principalmente para o povo do reino do norte, durante o reinado de Jeroboão II (Oséias 1:1).

O nome Josué (Yehoshua em hebraico) significa “Deus Salva” e o que muita gente talvez não saiba é que essa é uma variante do nome Jesus (Yehoshua ou Iesous no grego). Mas o auxiliar de Moisés originalmente se chamava Oseias (cf. Números 13,16).

Dizer que obedecer é melhor do que sacrificar significa que as formalidades externas de adoração não possuem valor quando não estão acompanhadas de um compromisso sincero e obediente ao Senhor.

Não é o seu modo de vestir ou de falar que caracteriza você como cristão, mas, sim, a obediência. A obediência traz vitória. Se você é um crente obediente, você é vitorioso, é uma pessoa feliz, capaz de ensinar outras pessoas a serem obedientes e a se tornarem felizes.

Misericórdia é tratar uma pessoa mais compassivamente do que ela merece, e isso se torna possível graças à Expiação de Jesus Cristo. Nosso Pai Celestial conhece nossas fraquezas e nossos pecados. Ele demonstra misericórdia quando perdoa nossos pecados e nos ajuda a voltar a viver em Sua presença.

A mensagem do profeta Oseias
Deus usou a vida familiar de Oseias para ilustrar seu relacionamento com Israel. Nessa analogia Deus é um marido bom e justo, que tem ciúme de sua esposa, Israel. Apesar da bondade e compaixão de Deus, Israel se mostra ser uma esposa infiel que se rebela contra seu marido.

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".

O ministério de Oseias começou provavelmente durante os últimos anos de Jeroboão II, um dos monarcas do Reino do Norte (que reinou de 786 a 746 a.C.) e durou até 738 ou 725 a.C., poucos anos antes da queda da capital Samaria, dominada pela Assíria em 721 a.C., conforme John L. Mackenzie.

Chuva serôdia e chuva temporã são expressões bíblicas que designam os períodos chuvosos na Palestina. A chuva temporã significa o período chuvoso que ocorre no outono. Já a chuva serôdia significa o período chuvoso que ocorre na primavera.

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1). Chegou ao trono após assassinar o rei Peca (ou Faceia). 759 a.C.