O que quer dizer Oséias 6-1?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Oséias 6:1–3 parece ser a expressão dos filhos de Israel sobre quão rapidamente eles esperam arrepender-se. O restante desse curto capítulo dá a reposta do Senhor, desapontado com a atitude deles. O versículo 6 expressa o desejo do Senhor de retidão interior, além das demonstrações externas de religiosidade.

Uma das mensagens centrais do livro de Oseias é a de que Jeová ama Seu povo mesmo quando são infiéis a Ele e que misericordiosamente lhes oferecerá a reconciliação.

Palavras-chave: Muilenburg; estrutura; Oseias.

Moisés, movido por Deus, renomeou Oseias (Salvação, em hebraico) como Josué (Deus é a Salvação), deixando claro que, dali em diante, aquele homem não lutava mais com suas próprias forças, mas seu destino seria guiado pelo próprio Deus.

Mais Oseias na Bíblia
O nome original de Josué, auxiliar e sucessor de Moisés, também era Oseias (Números 13:8-16; Deuteronômio 32:44). O livro de Crônicas fala de um príncipe da tribo de Efraim que tinha esse mesmo nome na época de Davi.

Oseias foi um profeta do Reino do Norte, e ele situa o seu ministério como tendo ocorrido quando Jeroboão II era o seu monarca, e quando Ozias, Joatão, Acaz e Ezequias reinaram em Judá (Os 1,1).

Na bíblia, o mel surge imensas vezes, estando sempre associado a coisas boas - ao ponto de ser utilizado como metáfora para a Terra Prometida ("terra que emana leite e mel" , Êxodo, 3:8).

Ana era estéril, e é possível que Elcana tenha se casado com uma segunda esposa, Penina, para que esta lhe gerasse filhos. Embora não fosse o modelo ideal aprovado pelo Senhor com relação ao casamento, a poligamia era comum nos tempos do Antigo Testamento.

O versículo 6 expressa o desejo do Senhor de retidão interior, além das demonstrações externas de religiosidade.

O livro fala sobre a vida amorosa de Oseias e sobre o amor incondicional de Deus. … quando o amor é incondicional, a rejeição e a infidelidade causam grande angústia. Uma vez que o amor continua presente mesmo depois que a pessoa amada não o retribui, o resultado é um sofrimento tremendo.

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1). Chegou ao trono após assassinar o rei Peca (ou Faceia). 759 a.C.

O que é Texto-chave:
Versículo bíblico considerado de extrema importância para os cristãos.

Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.

O ministério de Oseias começou provavelmente durante os últimos anos de Jeroboão II, um dos monarcas do Reino do Norte (que reinou de 786 a 746 a.C.) e durou até 738 ou 725 a.C., poucos anos antes da queda da capital Samaria, dominada pela Assíria em 721 a.C., conforme John L. Mackenzie.

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida. Só seus filhos poderiam fazê-lo.

Josué e Calebe, foram as duas únicas pessoas que saíram do Egito junto com Moisés, e o povo de Israel e entraram na Terra Prometida.

Após vencerem a guerra contra os amalequitas, Moisés parabeniza Oseias por sua fé e muda o nome do sobrinho para Josué, que significa: "Deus é a salvação".

O nome "Oseias" tem raízes hebraicas e é derivado do nome "Hoshea", que significa "salvação" ou "o Senhor é salvação".

Oseias não obedece a ordem de Apuki, é jogado no chão e chicoteado, para satisfação de Ramsés. Ramsés decide condenar Oseias à morte.