O que quer dizer os mortos enterrem seus mortos?

Perguntado por: ofelix . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Isso significa que esse homem não pediu para Jesus deixá-lo voltar e enterrar os pais que já tinham falecido, mas na verdade estava solicitando permissão para esperar mais alguns inúmeros anos, para só depois ir atrás de viver a própria vocação.

Neste Evangelho Ele curou um homem que condicionou a sua cura ao querer de Jesus: “Senhor, se queres, tu tens poder de me purificar”. É esta também a atitude mais certa para nos aproximar de Jesus e suplicar a nossa cura e a cura dos nossos mais queridos: “Se queres”, isto é, seja feita conforme a Tua vontade!

Jesus respondeu: 'As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça'. Outro discípulo lhe disse: 'Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai'. Mas Jesus lhe disse: 'Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos'.”

Tomar sobre si a sua cruz e seguir o Salvador significa continuar com fé no caminho do Senhor e não nos deixar levar por hábitos mundanos.

Precisamos carregar nossa cruz a cada dia (Lc 14,25-33)
É preciso empenho para ir atrás de Cristo. Eu não tenho dúvidas de que todos nós queremos ser discípulos do Senhor, queremos fazer parte da Sua escola e estar em Sua companhia.

Precisamos ter disposição para seguir o Senhor; e para ter disposição para segui-Lo é necessário renunciar a si mesmo. A palavra “renúncia” já diz muita coisa. E renunciar é isto mesmo: é deixar algo para abraçar outra coisa, não dá para abraçar as duas coisas ao mesmo tempo.

Ser um seguidor de Cristo significa nos esforçarmos para que nossas ações, nossa conduta e nossa vida estejam em conformidade com o padrão do Salvador. Significa adquirir virtudes. Significa ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.

É na família e no trabalho que nós podemos nos tornar seguidores de Jesus. Na família, nós devemos ser pessoas de diálogo, compreensão e compaixão. No trabalho, devemos ser justos, prestativos e companheiros.

Monte das Oliveiras

No relato de Mateus, Jesus vinha descendo do Monte das Oliveiras, onde havia proferido o Sermão da Montanha, e encontrou um homem acometido pela lepra. Jesus curou-o e pediu-lhe que fosse ao templo para se apresentar aos sacerdotes e realizar o sacrifício adequado no Templo.

Durante a travessia haverão tempestades. Se tua fé não estiver firmada naquele que tem poder de controlar os ventos e acalmar as ondas, o barco da vida naufragará, não chegará ao destino, o outro lado indicado por Jesus. Lembre-se: Jesus não ordena: “Vá para o outro lado do lago”.

Paulo escreveu aos santos de Corinto e explicou que os membros da Macedônia haviam doado voluntariamente aos necessitados. Ele incentivou os santos de Corinto a também seguirem o exemplo do Salvador doando aos pobres. Paulo ensinou sobre as bênçãos que advêm àqueles que com alegria doam aos pobres.

Pensamento: Que promessa poderosa! Se estivermos dispostos a compartilhar generosamente com os outros no nome de Jesus, como o apóstolo Paulo diz nos dois versículos anteriores, teremos o que precisamos e nossas vidas serão cheias de boas obras que trazem glória a Deus.

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

Os resultados foram publicados no livro The Crucifixion of Jesus: A Forensic Inquiry (A crucificação de Jesus: uma investigação forense, em tradução livre). Para seus estudos, ele utilizou uma cruz de madeira com 2,34 metros na vertical e 2 metros na horizontal.

Qual é a sua Cruz?” se propõe a fornecer ao público um entendimento melhor do centro-oeste brasileiro ao “abrir as portas” do cerrado de forma poética, sem cair nos estereótipos que mais confundem do que esclarecem.

Estar ao pé da Cruz significa “tornar-se discípulo”, realizando o que o Mestre fez, ou seja, servindo a partir do mandamento novo de amor[2]. Da cruz em que estava levantado, Jesus viu sua mãe junto ao discípulo amado.

É verdade que Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me” (Lucas 9:23). Porém, o próprio Jesus caiu sob o peso da sua cruz, cansado, exausto e incapaz de dar mais um passo.

A segunda marca do desejo da carne é a frieza moral, “especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas concupiscências, e desprezam toda autoridade. Atrevidos, arrogantes, não receiam blasfemar das dignidades” (v. 18).

Confira algumas práticas que vão ajudar você nessa missão!

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Como servir à Deus verdadeiramente? Entenda o que é preciso fazer!

  1. Conheça mais sobre o Senhor. ...
  2. Obedeça aos seus mandamentos. ...
  3. Exerça o amor ao próximo. ...
  4. Fale de Jesus para outras pessoas. ...
  5. Tenha alegria em servir à Deus. ...
  6. Glorifique a Deus com suas ações.