O que quer dizer odor sui generis na urina?
Em relação ao odor, os animais saudáveis apresentam o odor de urina normal que recebe laboratorialmente o nome de - sui generis - do latim e significa “odor característico de”.
Qual a importância da análise do odor da urina?
O odor da urina pode variar e normalmente não indica um distúrbio exceto em pessoas que tenham certos distúrbios metabólicos raros. Por exemplo, urina concentrada pode ter um forte cheiro de amônia. Além disso, uma infecção do trato urinário pode causar urina com mau cheiro.
O que significa pH 6-0 no exame de urina?
Uma urina saudável costuma ser levemente ácida, com valores que vão entre 5,5 e 7,5. Contudo, se o exame apontar que a urina está com 8 ou mais na escala de pH, quer dizer que o líquido está mais voltado para o alcalino ou básico. Se o valor for 5 ou menor, pode ser um indício de que há uma acidez excessiva.
Qual a quantidade de leucócitos é considerado infecção urinária?
O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.
Como saber se o resultado do exame de urina tem infecção?
Alguns dos exames que o médico pode pedir:
Urocultura ou cultura da urina. As bactérias presentes na urina do paciente são cultivada em laboratório, por aproximadamente três dias. O exame ajuda a identificar qual a bactéria causadora da infecção e o medicamento correto para tratá-la.
Como saber se está com infecção de urina no exame?
A presença de leucócitos aumentados no exame de urina é um indicador de infecção urinária, porém não é um achado específico desta doença. O número de leucócitos no exame também não é um indicador de gravidade. Dessa forma, uma quantidade maior de leucócitos na urina não significa que a situação se agravou.
Como ler um exame de urina para saber se tem infecção?
Estes são os valores de referência esperados de uma amostra de urina:
- pH: deve ficar entre 5,5 e 7,0. pH acima de 7,0 pode ser indicativo de bactérias que alcalinizam a urina, ou ainda de cálculos renais ou insuficiência renal. ...
- Densidade: um resultado considerado normal deve ficar entre 1,005 e 1,030.
Como deve ser o odor da urina?
Em uma pessoa saudável, deve ser amarelo claro, quase transparente, com pouca espuma e cheiro”, explica.
Qual a doença que provoca odor na urina?
gonorreia; diabetes; câncer de bexiga e intestino, mais comum em idosos; doenças genéticas raras, como cistinúria e fenilcetonúria.
Como classificar odor de urina?
Podemos classificar o odor como:
- Fétido: Decomposição de proteínas.
- Cetona: Sugere cetose.
- Inodoro: Urina muito diluída ou uremia.
- Amoniacal: Pela ação da urease bacteriana desdobrando a uréia, ou à fermentação alcalina.
O que significa densidade 1020 no exame de urina?
Densidade – A densidade deve variar entre 1005 e 1025. A urina com densidade menor do 1005 está pouco concentrada e pode significar que a capacidade de concentração do rim está comprometida. Já quando a urina estiver com a densidade maior do que 1025, ela será mais amarela e com odor forte.
Qual o valor normal de leucócitos no exame de urina?
A leucocitúria pode ser detectada, no exame de urina rotina, pela pesquisa de esterase leucocitária e pelo exame do sedimento urinário. Admitem-se 5 leucócitos/campo como ponto de corte do valor de referência.
O que significa leucócitos alterados no exame de urina?
A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.
Como saber se o rim está bom?
Qual exame devo fazer para saber se meus rins estão funcionando normalmente? É necessário fazer o exame chamado creatinina. Com esse exame, você vai saber como esse rim está depurando e funcionando.
Qual a cor da urina de quem tem problemas nos rins?
No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal.
Quando devo me preocupar com leucócitos na urina?
Na leitura do sedimento urinário, os leucócitos são considerados anormais em contagens acima de 10.000/mL, independentemente de sua morfologia.
Quando é que uma infecção urinária é considerada grave?
Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.
O que significa hemácias e leucócitos altos na urina?
A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura. A pesquisa do nitrito é feita através da reação de Griess, que é o nome dado a reação do nitrito com um meio ácido.
Como saber se estou com cistite ou infecção urinária?
Os sintomas da cistite são mais específicos para a bexiga, como dor ou ardência ao urinar, aumento da frequência urinária, urgência para urinar e dor na região inferior do abdômen. Já os sintomas da infecção urinária podem variar dependendo da área afetada, podendo incluir dor nas costas, náuseas, febre e calafrios.
Qual exame detecta infecção bacteriana?
Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.