O que quer dizer o versículo 5 do Salmo 128?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Assim entendida, é uma promessa de que aquele a quem se faz referência teria permissão para desfrutar de uma visão da prosperidade contínua da religião no mundo.

Repleta de símbolos passados de geração em geração, a oliveira era respeitada como uma árvore sagrada desde a Grécia Antiga. Símbolo de fertilidade e paz, a planta está presente na mitologia grega, sendo consagrada aos deuses Minerva, Júpiter e Apolo.

Para todos esses problemas familiares e para todos esses lares em sofrimento, Deus tem a solução. Ele promete em Sua Palavra que trará felicidade sobre o lar e a família do marido que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Promete abundância de alimento, prosperidade no trabalho em tudo o que o homem fizer.

É também citado na Bíblia como símbolo do Espírito Santo. A oliveira, por sua vez, é símbolo de Israel, da paz e da prosperidade. Quando o salmista compara os filhos do homem temente a Deus a brotos de oliveira, leva em conta essa riqueza de significado e de importância.

No geral, o Salmo 128 oferece uma poderosa mensagem de ação de graças, bênção e encorajamento para todos os que procuram viver uma vida de fidelidade e obediência a Deus. Isso nos lembra da importância de seguir os caminhos de Deus e viver uma vida de fidelidade dentro do contexto de nossas famílias e casamentos.

Uma aplicação pessoal do princípio geral de Salmo 128:1, dirigida a qualquer pai de família temente a Deus.

O salmo 128 juntamente com o 127 provavelmente foram escritos pelo rei Salomão. Embora o texto não deixe isso claro é bem provável mesmo que tenha sido escrito por uma pessoa dotada de muita sabedoria por conta da riqueza do seu conteúdo.

No início do Velho Testamento, encontramos alguns exemplos bem conhecidos de famílias da Bíblia. Abraão, Isaque e Jacó seguiram o mandamento de Deus de se casar e ter filhos. Abraão e Sara exerceram fé para finalmente desfrutar as bênçãos de terem seu filho Isaque (ver Gênesis 21).

O azeite na Bíblia significa a presença de Deus.
O transbordar do azeite remete especificamente ao Espírito Santo. No Antigo Testamento o azeite era utilizado na unção de reis e sacerdotes.

A folha de oliveira é a folha da árvore na qual nasce a oliva, mais conhecida como azeitona – tanto a verde quanto a preta. Basicamente, a folha da oliveira é fonte de propriedades medicinais promotoras de ação curativa e, por isso, ela pode ser usada em benefício da saúde do corpo humano.

azeitona

O fruto da oliveira – sim, azeitona é fruta – é conhecido por um amargor que traz mais personalidade e sabor em diferentes pratos, inclusive na forma do delicioso e aromático azeite de oliva.

A família é o melhor lugar para aprendermos a amar um ao outro da forma que o Pai Celestial ama cada um de nós. A Igreja de Deus existe para ajudar as famílias a obter bênçãos eternas. Cremos que a maior bênção que Ele nos dá é a capacidade de voltar a viver com Ele no céu junto com nossa família.

Os quatro principais são:

  • "Eros" (amor romântico, paixão no relacionamento de um casal)
  • "Filia" (amizade e companheirismo entre amigos e irmãos)
  • "Storge" (afeição e afeto entre pais e filhos)
  • "Ágape" (amor divino e sacrificial de Deus pelos homens)

Salmo 93

Salmo 93 - Bênçãos para a família
"O Senhor reina; está vestido de majestade. O Senhor se revestiu e cingiu de poder; o mundo também está firmado, e não poderá vacilar. O teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade.

caso da oliveira, o produto é a azeitona.

podem começar a frutificar em cerca de 3 anos. Outras. cultivares não dão frutos antes dos cinco a doze anos.

Salmos 128:3 Tua esposa será como videira frutífera em tua casa; teus filhos serão como brotos de oliveira ao redor de tua mesa. Tua esposa será como videira frutífera em tua casa; teus filhos serão como brotos de oliveira ao redor de tua mesa.

Uma das bênçãos mais desejadas e mais valorizadas no Oriente foi uma posteridade numerosa, e esta, no caso de Abraão, Isaque e Jacó, estava entre as principais bênçãos que Deus prometeu a eles – uma posteridade que deveria se assemelhar em número aos areias do mar ou estrelas do céu.