O que quer dizer o trigo na Bíblia?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Na bíblia, o trigo é símbolo da prosperidade, da abundância, da fertilidade e da riqueza. Ele também simboliza sucesso no trabalho e conquistas na vida, representa autoridade e governo e colheita farta.

De acordo com Mateus 13:24–30 durante o Juízo Final, os anjos vão separar os "filhos do maligno" (o "joio", ou ervas daninhas) dos "filhos do reino" (o trigo).

“Separar o joio do trigo” é uma dessas expressões. Ela vem do Novo Testamento, de uma das Parábolas, quando Mateus, durante o Juízo Final anunciava que os anjos iriam separar os “filhos do maligno” (o joio) dos “filhos do reino” (o trigo).

Vamos lá então: sua origem é o Latim ervilla, diminutivo de ervum, uma planta parecida com a atual ervilha, que serve como forragem, ou seja, alimento para o gado. E ali trigo veio do Latim triticum, causa de muitas guerras entre nações.

As espigas representam o pão, como a base do sustento da família, e a fecundidade. A papoila significa amor, vida. O malmequer simboliza a riqueza e prosperidade. A presença da oliveira significa Paz e a Luz Divina.

Resposta verificada por especialistas. O trecho "da a vida ao trigo" está relacionado ao fato de o Nilo ser um rio importante para a agricultura, sendo cultuado como um Deus que é responsável por regar a terra e proporcionar o bom desenvolvimento agrícola, que gera o alimento, o pão para a população.

O trigo utilizado naquela época era o Einkorn, formado por 14 cromossomos. Atualmente o tipo mais comum é o Triticum Aestivum, com 42 cromossomos.

A principal lição que devemos tomar da Parábola do Joio e do Trigo diz respeito à paciência. A ordem para deixar que o joio cresça no meio trigo fala exatamente disto. Mas ao contrário do que alguns pesam, esta não é uma ordem para que o pecado seja tolerado no meio da Igreja.

Na declaração de Jesus: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto” está contida uma revelação muito especial para nós: Jesus dá a sua vida por nós.

O fruto, conhecido como grão de trigo, é do tipo cariopse, cuja forma é ovoide, entumecida, tenra e farinácea. Nem todas as flores transformam-se em frutos; geralmente encontram-se de 2 a 3 grãos em cada espigueta.

Ao que retém o trigo o povo o amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do vendedor.

Fique do lado de Deus e da verdade.Se você é joio: busque em Deus a mudança! Ele é o único capaz de transformar o joio em trigo, pois humanamente isso é impossível! Se você se reconhece uma pessoa difícil, seja humilde, busque em Deus ajuda para mudar. Peça que o Espírito Santo te conduza à santificação.

Apesar da semelhança, o joio é considerado uma erva daninha, porque as suas espigas podem intoxicar o ser humano, enquanto o trigo produz bons frutos. Além disso, o joio rouba os nutrientes do trigo, porque é uma planta invasora e cresce no mesmo ambiente.

Nesta parábola, Ele fala como se a terra fosse um campo de trigo, no meio do qual nasce também o joio. E explica que o joio precisava crescer junto com o trigo até a colheita, para depois ser retirado, evitando assim que, ao arrancar o joio, com ele fosse arrancado o trigo.

O trigo é fonte de carboidratos, proteínas, gordura, fibra, cálcio, ferro, ácido fólico. É um dos principais fornecedores de energia para o nosso dia a dia, atua na prevenção de diversas doenças e fornece vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O cultivo começou na Mesopotâmia, numa região chamada pelos historiadores de Crescente Fértil – área que hoje vai do Egito ao Iraque. Os grãos de trigo eram consumidos numa espécie de papa, misturados com peixes e frutas.