O que quer dizer o termo papel puxado?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Outro termo bastante popular nas “feiras do rolo”. O “papel puxado” é um documento sem valor legal que serve como atestado de que aquele carro não tem queixa de roubo ou furto. O problema, nesse caso, está na documentação.

NP é o termo para "ninguém paga", quando o dono deixou de pagar o financiamento e repassou o carro para terceiros, que também não irão liquidar as parcelas. De acordo com o Detran, não há crime em comprar ou vender carros com débitos.

Posso rodar só com o DUT? Não! O DUT deve ficar bem guardado. O documento de porte obrigatório é o CRLV.

Caso não cumpra, deverá pagar uma multa em dinheiro e receberá três pontos na carteira de motorista. Se a moto em questão apresentar alguma dívida anterior, é de responsabilidade do antigo dono arcar com essas despesas.

Para saber se o veículo está quitado, você pode fazer a consulta da situação pelo site do Detran do seu estado ou então a consulta da Olho no Carro só pela placa. É importante lembrar que, para fazer a consulta do Detran, você deverá informar o número da placa e do Renavam ou até mesmo do chassi do veículo.

Documento que atesta a existência ou não de veículo(s) registrado(s) em nome do cidadão na base de dados do Detran. SP e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Para obter a versão para impressão, o proprietário deve acessar o Portal de Serviços do Denatran ou o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (o da CNH e do CRLV digitais). O login é feito com os dados do cadastro no portal gov.br, informando o CPF e a senha.

No geral, o site do Detran registra débitos, restrições, vistorias (quando o estado exige) e até mesmo histórico de furto ou roubo. Também é possível fazer a busca no site da PRF. Nele também são necessários a placa e o Renavam.

Acessando o Portal de Serviços do DENATRAN, é possível consultar a situação do veículo com o código Renavam e a placa. Antes disso, no entanto, é necessário fazer um cadastro inserindo o CPF e criando uma senha.

O DUT (Documento Único de Transferência) é exatamente a mesma coisa, porém desde 1985, após o DETRAN implementar o sistema Renavam, o DUT passou a ser chamado de CRV. Ao comprar um carro, o CRV vem junto com o primeiro documento que chega em seu nome, após a transferência de propriedade.

Nesse caso, o antigo proprietário deve mover uma ação judicial contra a pessoa que comprou o veículo e não efetuou a transferência e solicitar o bloqueio do veículo junto ao Detran.

Com a mudança, o novo proprietário do veículo que deixar de efetuar o registro no prazo de 30 dias incorrerá em infração média, com multa de R$ 130,16 e a remoção do veículo.

Depois da venda, o bem deve sair do pátio em até dez dias úteis. Após esse período, o comprador passa a arcar com as despesas de estadia. Se não for retirado em 90 dias, vai a leilão novamente.

Quando o chassi é recortado, significa que o veículo NÃO PODE mais circular…. E detalhe: são mantidos os últimos números (pelo menos aqui em SP), justamente para evitar que sejam roubados veículos e simulada a compra por leilão… Ou seja, se o chassi estiver todo recortado, NÃO É de leilão.”

O leilão é conhecido por permitir a aquisição de uma variedade de produtos com preços abaixo do mercado. Os descontos em veículos em geral, como carros, motos, caminhões e etc, podem chegar a até 60% abaixo da Tabela Fipe. Por isso, o custo-benefício é a principal vantagem para quem participar de leilões.

Quando todas as prestações da dívida são quitadas, é preciso fazer a desalienação e a atualização da documentação. Isso porque não é possível, por exemplo, transferir um veículo que ainda não foi desalienado, mesmo que o financiamento já tenha sido quitado.

O que fazer após quitar o financiamento
Após a quitação de um financiamento de carro ou imóvel é necessário registrar o termo da quitação, concedido pelo banco, no cartório. Dessa forma, o devedor formaliza que é o atual proprietário do bem, antes alienado ao banco.

É possível identificar os antigos donos do veículo através do Detran do seu estado. No entanto, você também pode recorrer a empresas especializadas em análises veiculares, para ter acesso a um quadro de informações mais completas.

Consultar dados de veículo na base RENAVAM

  1. Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. ...
  2. Realizar consulta.

Como comprovar a propriedade de um imóvel? A propriedade de um imóvel é um direito assegurado pela Constituição Federal Brasileira e é realizada por meio da apresentação de dois documentos que assegurem a titularidade do bem: a escritura de um imóvel e o registro do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.