O que quer dizer o sujo falando do mal lavado?

Perguntado por: edinis . Última atualização: 20 de maio de 2023
/ 5 17 votos

1. O sujo falando do mal lavado. Essa expressão faz referência a uma situação da qual uma pessoa julga a outra, sendo que ela mesma age da mesma forma que a pessoa julgada.

Significado de lavar a alma: Desabafar, falar tudo o que estava guardado.

Significado de Lavados
Lavados é o plural de lavado. O mesmo que: livres, abertos, aliviados, asseados, desimpedidos, ensopados, fracos, francos, limpos.

Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

B. Nesse contexto mau é antônimo de bom, ou seja, "imperfeito", “ruim”, que causa prejuízos.

Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom. Já tem tudo dominado sobre o uso de mal e mau?

A lavagem física pode simbolizar uma purificação espiritual. O Velho Testamento oferece muitos exemplos da necessidade de nos limparmos antes de adorar a Deus. Leia Gênesis 35:1-5.

Trata-se da palavra latina lavare, “lavar, limpar, retirar a sujeira de algo por meio de um líquido”.

Os germes podem ser transmitidos de outras pessoas quando: Toca nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas. Prepara ou ingere alimentos e bebidas sem ter lavado as mãos.

substantivo feminino Lavramento; ação ou efeito de lavrar, de arar, de cultivar. [Jurídico] Ação de registrar por escrito: lavração em cartório. Lapidação; ato de esculpir, de lapidar. Etimologia (origem da palavra lavração).

A palavra “lavar” vem do latim “lavare”, que significa expurgar, purificar, reabilitar

1 lavar, assear, mundificar, higienizar, varrer, ensaboar, despoluir, espanar, escovar, esfregar, desempoar, desempoeirar, absterger, detergir, desencardir, desenxovalhar, desenodoar, desenfarruscar, apagar, abluir.

Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má.

Como advérbio, mal significa que alguma coisa pode ter sido feita de modo errado ou irregular. Por exemplo: A criança era muito mal educada.

1 bem, certo, direito, acertadamente, corretamente, adequadamente, devidamente, satisfatoriamente, perfeitamente, lindamente, convenientemente, propriamente.

Bem é um advérbio e desempenha, sobretudo, a função sintáctica de modificador de grupos verbais ou grupos adjectivais. Bom é um adjectivo qualificativo — exprime um atributo do nome. Assim, o tipo de frases em que se pode usar bem e bom juntamente com o verbo estar é diferente.

A palavra mau tem origem no latim (malu). Ela é utilizada pelos falantes para fazer referência a algo que não seja de boa qualidade, a alguém que faz maldades e a diversas outras acepções que tenham como intuito qualificar, ou seja, é um adjetivo: O motor do carro apresentou um mau desempenho.

É, por esse motivo, o contrário da palavra "bem". Por esse motivo, o contrário de "lobo sempre mal" seria "lobo sempre bem". Por outro lado, usamos o vocábulo "mau" quando desejamos nos referir a um adjetivo, a uma qualidade ou característica. Por isso, o contrário de "mau" é "bom".

MAL exerce a função de conjunção quando pode ser substituído por “logo que”. Ex: Mal saí e já começaram a falar de mim. Como conjunção, a palavra também não possui flexão de número, ou seja, é invariável.

Quem possui bom humor é uma pessoa bem-humorada. A formação do adjetivo é assim: Ele estava sempre bem-humorado.