O que quer dizer o Salmo 23 3?

Perguntado por: asantanas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Ele dá alívio ao espírito quebrantado, daqueles que seguem a sua voz de comando. A orientação bondosa de Deus nos conduz numa vida pacífica e justa, através de caminhos retos. Ele ensina o caminho aos pecadores (Salmo 25:8-12).

Faz a comparação entre a figura do Pastor de Ovelhas e do Deus Pastor. Assim, ele utiliza do seu talento (harpista) e sua habilidade (cuidador de ovelhas) para exemplificar de forma poética e musical que é importante e necessário crer em Deus.

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum, porque tu estás comigo e a tua vara e teu cajado me consolam”. Hoje vivemos o vale de uma pandemia que mata vidas, afeta famílias e prejudica sonhos.

Portanto, quando Davi diz “nada me faltará”, ele está reconhecendo o quão completamente confiante ele é um Deus como seu Pastor. Isso significa que em Deus, ele tem tudo que precisa, por isso nada ele sentirá falta.

Sentimo-nos, freqiientemente,… amedrontados ao nos defrontarmos com as dificuldades da vida. Se buscarmos orientação divina e seguirmos o caminho do evangelho, seremos conduzidos ao nosso destino final.

A declaração “refrigera minha alma” significa “restaura minha alma”. Essa declaração fala sobre como o Senhor preserva e renova aqueles que são seus. Essa expressão aparece no Salmo 23 onde o salmista escreve: “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3).

O senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Davi

Davi compõe o Salmo 23 enquanto cuida das ovelhas de seu pai.

Deus e o Seu povo: O Pastor e seu rebanho na Bíblia. No Salmo 23, Davi fez uma comparação do Senhor como o seu Pastor pessoal que o sustentava como a uma ovelha indefesa. A analogia de Deus - Pastor e o seu povo como suas ovelhas aparece em muitas outras passagens na Bíblia.

“A tua vara e o teu cajado me consolam” é uma declaração bíblica que fala sobre a proteção e a orientação do Senhor. O Senhor é o nosso Pastor, e nós somos suas ovelhas. Então usando a figura da atividade de pastoreio de ovelhas, podemos dizer que o Senhor nos defende com sua vara e nos orienta com o seu cajado.

A declaração bíblica que diz: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos” aponta para a abundante provisão de Deus para com os seus filhos. Diferentemente do que algumas pessoas pensam, essa frase não traz uma ideia barata de triunfalismo, mas uma certeza de que Deus cuida daqueles que são seus.

Quando enfrentamos batalhas difíceis ou quando a vida nos sobrecarrega, nunca precisamos fugir com medo, porque está escrito: “O Senhor é meu o pastor” e “não [temerei] mal algum” (Salmos 23:1, 4).

4 Ainda que eu andasse pelo avale da sombra da bmorte, não temeria cmal algum, porque dtu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Varão na Bíblia
Para a doutrina cristã evangélica, a palavra varão é comumente utilizada na Bíblia para se referir ao homem digno de fé e temor à Deus.

Porque tu acenderás a minha candeia; o SENHOR, meu Deus, alumiará as minhas trevas. Porque contigo entrei pelo meio de um esquadrão e com o meu Deus saltei uma muralha. O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.

Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Desse modo, a alma é a vida em si, sendo uma pessoa ou mesmo um animal. Mas muitos acabam tendo uma concepção errônea do termo, descrevendo alma como a parte imaterial ou mesmo espiritual de um ser humano, algo que sobrevive à morte do seu corpo físico.