O que quer dizer o Salmo 23 2?

Perguntado por: hvasconcelos . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

A vida com Deus não é só aflições e lutas. Ou seja, Deus sabe que às vezes o melhor a fazer é descansar. Deus entende a sua situação. Da mesma forma que ele fazia Davi deitar em verdes pastos e o guiava para águas tranquilas, ele também fará por você!

Por isso confiantemente ele declara: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte; não temerei mal nenhum”. Com isso, o rei Davi basicamente está afirmando que o medo faz parte de sua própria natureza; e que o ambiente ameaçador e as circunstâncias perigosas são combustíveis que inflamam esse medo.

A declaração bíblica que diz: “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos” aponta para a abundante provisão de Deus para com os seus filhos. Diferentemente do que algumas pessoas pensam, essa frase não traz uma ideia barata de triunfalismo, mas uma certeza de que Deus cuida daqueles que são seus.

O Salmo 23 (ou, pela numeração da Septuaginta, o Salmo 22 não padronizado de acordo com biblia judaíca) é atribuído ao Rei David, conforme a tradição judaica, David teria escrito este salmo quando estava cercado num oásis, à noite, por tropas de um rei inimigo, daí o Salmo inserir tamanha confiança na Providência ...

A declaração “refrigera minha alma” significa “restaura minha alma”. Essa declaração fala sobre como o Senhor preserva e renova aqueles que são seus. Essa expressão aparece no Salmo 23 onde o salmista escreve: “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3).

O senhor é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

“O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará” é uma declaração bíblica que significa que Deus é Aquele que cuida dos seus filhos. Providencialmente Ele supri as necessidades daqueles que são seus e os apascenta como um pastor que cuida de suas ovelhas.

Davi proclama: O Senhor é o meu pastor. Salmo de Davi. 1 O Senhor é o meu apastor, nada me bfaltará. 2 Deitar-me faz em verdes pastos; guia-me mansamente a águas tranquilas.

Viver um tempo no vale significa aprendizado, autoconhecimento e auto entendimento, é na realidade a forma que a vida nos oferece para sermos normais e frutíferos. Quando perceber que está passando pelo vale de agora em diante acredite é o melhor lugar para se estar.

Salmos 23:1–6
4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Na Bíblia essa expressão é utilizada de forma figurada para falar dos perigos e calamidades que cercam os homens. Nesse sentido o salmista escreve: “Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia” (Salmo 91:5).

Em Salmos 78.19 está escrito que os israelitas “duvidaram de Deus, dizendo: "Poderá Deus preparar uma mesa no deserto?”, no entanto, Deus mostrou o seu poder e fez exatamente aquilo que o povo duvidava, para que cressem em Seu poder e amor.

Que os alimentos sobre a mesa estão acima da vida mundana ou terrena e estão mais próximo de Deus. A toalha de mesa, muito mais do que higiene e limpeza, simboliza elevação de um padrão de energia dos alimentos que temos a nossa disposição e das pessoas que estão em volta da mesa para receber as benção dos alimentos.

Orar pelo inimigo é algo que pode no mínimo libertar da raiva. Pode também fazer com que seu inimigo tenha uma outra atitude em relação a você. Precisa orar com sentimento? Ou seja, é preciso orar não tendo raiva do inimigo para que a oração funcione?