O que quer dizer o prefixo des?

Perguntado por: agodinho8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

O prefixo des- tem sido descrito na literatura linguística como um prefixo polissêmico – apresenta tanto um significado de negação quanto de reversão nos itens lexicais a que se adjunge.

Des, enquanto palavra com sentido absoluto, não existe na língua portuguesa. Des- existe apenas como um prefixo que indica negação e oposição, de origem latina: desnecessário (des- + necessário);

Prefixos de negação
É o caso de discordar. Alguns prefixos de negação: in-, im-, i-, des-, dis-, á-, an-.

9 Gram Processo empregado na formação de palavras pelo acréscimo ou pela extração de afixos: No processo de derivação prefixal, o uso do prefixo “in” em “feliz” forma a palavra “infeliz” e, na derivação sufixal, o sufixo “mente” acrescentado à palavra “feliz” forma a palavra “felizmente”.

Significado de Dez
numeral O número cardinal que está acima do nove (10); a quantidade que representa a somatória dos dedos das mãos ou dos pés. Representado pelo número 10: sapato de número dez. Diz-se do elemento dez, numa lista, numa série: camisa dez.

Prefixos são palavras/termos colocados no INÍCIO de outras palavras afim de mudar o sentido da mesma. Prefixo é a parte que vem antes do radical, essa é fácil, já que “pre-alguma coisa” é bem recorrente em nosso vocabulário.

A palavra “incapaz” tem o prefixo in- que traz o sentido de negação, ou seja, no caso dessa palavra significa “aquele que não é capaz”.

O " dez " se refere a número e quantidade. Só se deve usa-lo para se referir a isso. Já o dês é uma preposição, ação do verbo dar; ato de oferecer algo a alguém sem pedir nada em troca: Exemplo: "não dês conselhos a quem não os quer."

A forma correta de escrita é fez de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a consoante “z”. Fez é a terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo fazer.

Desde já, embora não seja um advérbio único, é um adjunto adverbial pequeno e sucinto, sendo escrito inúmeras vezes sem vírgula: Desde já agradeço a atenção dispensada. Desde já agradeço a compreensão de todos.

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo. Exemplos: antipatia (anti = prefixo)

De- é prefixo originado no latim que exprime proveniência, causa, instrumento, posse, modo, dimensão, agente, carácter, estado, profissão, etc.

O prefixo é aquilo que vem antes do radical para ampliar sua significação e formar nova palavra. O prefixo pode mudar de sentido e de forma dependendo do contexto. Por exemplo: des + graça = desgraça (normalmente o prefixo des– indica ideia contrária).

Na palavra "desfavorável", o prefixo é "des-", o sufixo é "-ável", o radical é "favor", não possui vogal temática e não possui vogal de ligação.

A negação se manifesta nas línguas de duas maneiras: (i) como construção morfológica ou negação sintética e (ii) como construção sintática ou negação analítica.

De origem latina, o prefixo "re-" pode ter três sentidos: 1) Repetição, como em "recarregar" (carregar novamente), "recapitalizar" (tornar a capitalizar), "reler" (voltar a ler), "rever" (ver de novo), "repensar" (pensar novamente), etc.

des- (origem latina): desfavorável, desigual, desnecessário, descontente,... in- (origem latina): infeliz, inacabado, inconsequente, inconstante,... contra- (origem latina): contramão, contrassenso, contracorrente, contracurva,...

Foram acrescidos o prefixo “in” e o sufixo “mente” à palavra “feliz”.

Os vocábulos “dentista” e “algodoal” apresentam os sufixos nominais “-ista” e “-al”.

Significado de Desde
preposição A começar de; a partir de: aprendeu a dançar desde pequena. Partindo de um certo tempo ou de um ponto determinado (no tempo ou no espaço): a rodovia vai desde o Brasil até a Bolívia. Contanto que: pode ir desde que chegue a tempo. locução adverbial Desde já.