O que quer dizer o homem prudente na Bíblia?

Perguntado por: iviana . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

Trata-se da capacidade de julgar entre ações maliciosas e virtuosas, não só num sentido geral, mas com referência a ações apropriadas num dado tempo e lugar. Ela ajuda a razão a discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir.

A pessoa prudente faz o que pode e nunca busca fazer o que não consegue. Aquilo que podemos fazer, façamos da melhor maneira possível. O que não conseguimos sozinhos, peçamos ajuda. O que é impossível para nós, mesmo com a ajuda dos outros, coloquemos nas mãos de Deus: “Aquilo que a gente não pode fazer, Deus faz”.

PROVÉRBIOS 22:3 BPT09DC
O homem prudente vê o perigo e evita-o; os insensatos seguem em frente e sofrem os danos.

De um modo geral, a pessoa prudente é capaz de evitar perigos desnecessários agindo de modo cauteloso. O prudente age de modo sensato, com paciência. Via de regra, é ponderado e calmo.

Benefícios da Prudência
Pessoas prudentes são mais assertivas em suas decisões, pois analisam as situações antes de tomá-las. O indivíduo prudente consegue focar em seus objetivos de longo prazo de forma coesa e tem mais paciência para esperar o momento certo de alcançá-los.

O que é ser prudente? Palavra derivada do Latim Prudente, ou seja, pessoa que tem prudência, moderação ou comedimento, cauteloso, previdente, sensato. Analisando-se o conceito, observa-se que o mesmo se apresenta ligado a definições essenciais ao Profissional na atualidade.

A pessoa prudente vê o perigo e se esconde,Mas os inexperientes vão em frente e sofrem as consequências.

adjetivo Que não possui bom senso; que age imponderada e desequilibradamente; imprudente: foi insensata e perdeu o emprego. Que se comporta com insensatez, falta de razão, de juízo; louca. substantivo feminino Quem age sem bom senso ou expressa falta de sensatez.

A Prudência é considerada a virtude par excellence porque somente através de seu exercício é que o seres humanos podem refletir e escolher. Eis que a virtude da Prudência é a de um Saber da práxis, da ação com a qual os homens se acostumam e incorporam, se habitual e constituem sua moral.

1 ajuizado, acautelado, avisado, cauteloso, cauto, circunspecto, comedido, cordato, cuidadoso, judicioso, medido, moderado, pautado, ponderado, refletido, seguro, sensato.

resplendor. A gente observa que uma pessoa prudente em geral, elas se guardam e são cauteloso. O Dicionário Wycliffe esclarece que o termo hebraico arum é usado no sentido positivo para identificar uma pessoa sensata (Pv 14.8,15,18; 15.5), e que o adjetivo grego synetos enfatiza uma decisão inteligente (Pv 16.21).

24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. 25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.

Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.

A palavra prudente aponta para “inteligência, esperteza, sabedoria, cautela”. Assim como a serpente tem todas essas características que trazem a ela mais segurança para escapar de seus predadores, os liderados também deveriam buscar essa característica.

A única resposta completa à pergunta feita por Jesus Cristo: “Que tipo de homens devereis ser?” é a que Ele deu de modo sucinto e profundamente sério: “Como eu sou” (3 Néfi 27:27).

A prudência é a capacidade do ser humano de medir as possíveis consequências dos atos e agir com responsabilidade. A prudência implica agir de maneira justa e cautelosa, respeitando a vida e a liberdade dos outros. Por exemplo: olhar para os dois lados ao atravessar a rua. A prudência está sempre orientada à ação.

Nas passagens de Provérbios 3, nós somos encorajados a ver a sabedoria e a discrição como inimaginavelmente mais valiosas do que a riqueza e os bens materiais. Mais uma vez, a verdadeira sabedoria do nosso Senhor Todo-Poderoso está fundamentada no caráter e na vontade de Deus.

Em Salmos 14.1, o nabal, isto é, "o louco", "insensato" é aquele que vive como se Deus não existisse, ou como que, por não possuir o conhecimento de Deus, ele diz: Onde está o teu Deus! (cf. Sl 53.1/ Sl 115:1- 2). Este é o louco que blasfema contra o Senhor (Sl 74.18).

o epíteto de louco aplica-se nas Sagradas Escrituras: (1) a um indivíduo privado da sua razão (At 26.24 – 1 Co 14.23) – (2) à pessoa que esteja pervertida e dominada pelas suas paixões (At 26.11) – também àquele cuja mente está confusa e desorientada, sendo tão grande a sua perturbação que ele procede de um modo ...