O que quer dizer o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele?

Perguntado por: alima . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele - Immanuel Kant. De acordo com Kant, o ser humano não é nada sem a intervenção e o pleno resultado através da educação.

Através dela, um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida. A importância de aprender para si mesmo é compartilhar os conhecimentos com os outros. A Educação é vista como ato de conhecimento e transformação social, tendo um certo cunho político.

O motivo é que as pessoas que têm acesso à educação podem fazer mais escolhas. Logo, elas têm mais controle sobre suas vidas além de sentirem maior segurança. Em crianças, o aprendizado tem um grande impacto no desenvolvimento da socialização, no trabalho em equipe e em descobertas a respeito de si próprio.

A Educação é responsável pela formação e transformação do homem fazendo-o exercitar a liberdade e autonomia, podendo se humanizar. Sendo necessário ainda, que o homem se transforme pela disciplina, ou fazer uso de um "conjunto de regras éticas para atingir um objetivo", definido por TIBA (1998: p. 113).

Amplia os horizontes, transforma vidas, permite desenvolver o pensamento crítico e a moral. É por meio do conhecimento que o indivíduo impulsiona a sua vida, direciona sua trajetória, desenvolve valores éticos e exerce plenamente sua cidadania, compreendendo seus direitos e deveres.

Paulo Freire

De acordo com o Pedagogo pedagogo Paulo Freire “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.

Em outras palavras, educação é o processo facilitador da aprendizagem na aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, senso moral, hábitos, crenças, entre outros. A educação costuma ocorrer sob orientação de educadores, que possuem conhecimentos prévios e são a ponte entre o saber e os alunos.

A partir da consolidação dos aprendizados básicos a respeito de como a sociedade funciona, a instituição de ensino ajuda a estimular o pensamento crítico, assegurando ao estudante a capacidade de interpretar, assimilar e debater sobre os assuntos sociais, tendo como base ideias bem embasadas e fundamentadas.

A introdução deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Para isso, vale trazer dados e citações nesse parte da redação. Lembre-se que a tese é o ponto de vista que vai ser defendido ao longo do texto, ou seja, a opinião do autor do texto sobre o tema proposto.

Responsável por construir valor sociais, éticos e morais, essenciais ao desenvolvimento e formação integral de cada ser humano, a educação é a batuta que rege o mundo em que vivemos.

A educação é um importante instrumento transformador, uma vez que sua função primordial é permitir a renovação da sociedade, assumindo um papel de movimento contínuo de mudanças na sua estrutura e consentindo uma reflexão sobre si mesma e consequente tomada de decisões importantes a respeito do seu futuro.

Afinal, quando falamos em educação para a vida, falamos em uma jornada de conhecimento contínuo, na qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima ao compreender a si mesmo e o outro.

Uma educação de qualidade é aquela que fornece a todos os alunos as capacidades de que precisam para se tornarem economicamente produtivos, desenvolver meios de vida sustentáveis, contribuir para sociedades pacíficas e democráticas e melhorar o bem estar individual.

Educação é um processo de humanização das pessoas, através do qual acontece a socialização da cultura, dos saberes e dos conhecimentos considerados como socialmente relevantes, de uma sociedade. Ela deve ser, acima de tudo, um despertar da autoconsciência para a transformação da sociedade e de seus membros.”

"A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem" (Paulo Freire). A data 19 de setembro de 2021 marca o centenário de nascimento do educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire.

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção." "O educador se eterniza em cada ser que educa." "A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem.

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”, como dizia Aristóteles.

Educação é uma prática social que visa ao desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, habilidades e competências. A educação, portanto, não se restringe à escola. A educação é um direito de todos e visa ao pleno desenvolvimento humano por meio do processo de ensino-aprendizagem.

Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte.

O principal objetivo da educação é educar os indivíduos dentro da sociedade, prepará-los e qualificá-los para o trabalho na economia, bem como integrar as pessoas na sociedade e ensiná-las valores e morais da sociedade. O papel da educação é socializar os indivíduos e manter a sociedade suavizada e permanecer estável.