O que quer dizer o fruto não cai longe do pé?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O fruto nunca cai longe da árvore. Acho que quer dizer que somos apenas produtos de quem nos fez e não temos muito controle sobre isso. A questão é que quando as pessoas usam essa frase, ignoram a parte mais fundamental: a queda. Segundo a lógica desse ditado, o fruto cai toda vez.

Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Portanto, gerar ou produzir bons frutos é nossa obrigação como Cristãos.

Eis o que o anjo Gabriel disse a Maria: “bendito é o fruto de teu ventre” (Lc 1,42). Todo fruto do ventre é bendito, sacro, digno de ser amado, protegido, amparado! A vida é sagrada, dom de Deus! O ventre materno é o lugar da primeira consagração começando nossa existência, onde já somos amados e queridos (cf.

43 Disse Jesus aos seus discípulos: Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. 44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.

Vários são os motivos que podem ocasionar a perda de frutos ainda imaturos como má adubação, seca intensa ou mesmo irrigação exagerada, pragas no pedúnculo dos frutos, doenças, entre outros.

Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.

A Bíblia diz: “Aquilo que o homem semear também colherá”, ou seja, se você plantar boas sementes, você colherá bons frutos, se você plantar sementes ruins, colherá frutos ruins, se você não plantar semente nenhuma, fruto nenhum colherá. É impressionante as sementes que vamos colhendo pelo caminho.

Deus quer o fruto. E que fruto é este? Em Gálatas, capítulo 5, versos 22 e 23, encontramos este fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

Esses termos são também usados simbolicamente na Bíblia. A Bíblia comumente utiliza "fruto" para se referir a ações e pensamentos das pessoas. Assim como frutos de uma árvore demonstram o tipo de árvore a que pertencem, da mesma maneira, as ações e palavras de uma pessoa revelam como é o seu caráter.

Logo no início da Bíblia, no livro de Gênesis, as árvores são mencionadas. Não apenas uma variedade de árvore, mas vários tipos. Elas não foram mencionadas apenas pela sua beleza, mas porque cada uma delas produzia frutas com sementes. Elas nos foram dadas para que as usássemos.

O ventre, na condição feminina, está ligado a condição de se gerar filhos. Já o ventre quando é referido ao homem está relacionado a força. A palavra ventre também é utilizada na Bíblia como figura de linguagem para enfatizar algo profundo, visceral, íntimo, que está por dentro.

Êxodo 20:5-6 diz assim: “Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”

22 Mas o fruto do Espírito é acaridade, balegria, cpaz, dlonganimidade, benignidade, bondade, efé, fmansidão, gtemperança. 23 Contra essas coisas não há lei. 24 Porém os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas apaixões e concupiscências. 25 Se avivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

[Figurado] Ter resultados positivos, favoráveis (ex.: o investimento deu frutos a curto prazo).

18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons. 19 Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.

Uma parte importante de frutificar-nos, que às vezes é negligenciada, é a de levar adiante o reino de Deus sobre a Terra. O Salvador ensinou: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Neste caso, os frutos pendentes (não colhidos) são bens móveis por antecipação, pertencentes ao proprietário da localização da árvore, em razão do disposto no art. 1.284 (imagem 02).

Se o seu limoeiro (Citrus × latifolia) for uma planta nova, a queda dos frutos em formação é um processo natural. Já no caso de ser uma planta adulta, a causa do problema pode ser a deficiência nutricional ou fungos que se formam durante a florada.

O fósforo é o responsável por estimular o crescimento de flores e frutas, enquanto o potássio é fundamental para dar qualidade ao fruto, já que tem influência sobre o tamanho, a cor, o sabor e outros aspectos importantes.